Certified Scrum Master!

Curso de ScrumNa última semana tive a oportunidade de assistir ao treinamento de Scrum da Sprint iT. O instrutor foi ninguém menos que Boris Gloger, que foi o primeiro Scrum Master treinado pelo Ken Schwaber em pessoa!

Nem preciso dizer que o curso foi sensacional – fora o fato de ter me tornado o mais novo Scrum Master do pedaço! O Boris têm uma didática excelente e tive a oportunidade de tirar várias dúvidas que vinham me perturbando há algum tempo. Apesar de já ter lido alguns livros sobre Scrum esse treinamento conectou vários conhecimentos na minha cabeça e eu me sinto agora com uma visão clara como cristal de como tudo funciona.

Para ter uma idéia melhor de como é o treinamento você pode ler dois posts do José Papo resumindo a agenda e dando suas opiniões em seguida.

O curso é cheio de surpresas e eu não vou contar nada aqui para não estragar a experiência. Mas o ponto é que através de exemplos extremamentre simples e didáticos a mensagem é transmitida. É impossível não sair da sala no fim do dia extremamente motivado a mudar!

WUFF!

Tags: , , , ,

12 Responses to “Certified Scrum Master!”

  1. Bira says:

    Guilherme, que livro(s) recomenda sobre Scrum? Algum livro em português, ou só em inglês?

  2. André Pinto says:

    Parabéns e muito bom saber desse workshop ‘oficial’ lá em Sampa, eu sabia somente do treinamento na Caelum aqui no Brasil. Vou te falar que devido a alguns projetos que participei anteriormente de forma “pseudo-RUP”, estudar o lado “ágil” do desenvolvimento/gerenciamento é praticamente uma obrigação para mim.

    Mas sinceramente, o grande problema de se fazer esse curso é sair “latindo” por aí… rs

    abs!

  3. Alberto says:

    Olá Guilherme, parabéns pela conquista!!
    Aproveitando, qual a linguagem que vocês utilizam para desenvolver os projetos?

    []’s

  4. Grande GC,

    Realmente o curso é demais, ajuda a consolidar vários conhecimentos que vamos adquirindo lendo artigos e livros, discutindo com outras equipes e no nosso dia a dia.
    Não tem como não se sentir muito motivado depois de um curso como esse.

    WUFF pra vc tb.

  5. Bira,

    Só conheço livros sobre Scrum em inglês. Recomendo a leitura de todos os livros do Ken Schwaber.

    Abraços,
    Guilherme

  6. Alberto,

    A maioria dos nossos projetos é em Java mas nós tentamos desenvolver na melhor linguagem para resolver o problema em questão.

    Abraços,
    Guilherme

  7. Roger Leite says:

    Vi no site http://www.sprint-it.com/index.php?action=training&id=80 informações sobre o curso, fiquei com muita vontade de faze-lo … me responde uma coisa. O curso todo é em inglês ? Deve ser bem louco mesmo.
    Aqui onde trabalho não tenho nenhuma chance deles pagarem pra mim, se sabe se tem alguma maneira de conseguir desconto ? Tipo lavando as xicaras, servindo os bolos … até varrendo a sala … hehe uma pena não ter U$800 para investir …

    vlw!

  8. Não sei se tem desconto não, Roger…

    [ ]s, gc

  9. [...] em Scrum e está ajudando a melhorarmos o processo de desenvolvimento de software na Globo.com. Em dezembro do ano passado ele nos deu o treinamento de Scrum Master e agora ele está no Brasil para fazer alguns treinamentos mais especificos, como o de Product [...]

  10. [...] do Boris Gloger/SPRiNT-iT: essa foi a primeira que eu conhecí e a que mais usei. Quando fiz o curso de Scrum Master, o Boris deu uma versão impressa para os alunos, que é de excelente qualidade (tanto no conteúdo [...]

  11. [...] algum tempo que tenho pensado muito sobre o que um Scrum Master pode/deve ou não fazer dentro de uma equipe [...]

  12. [...] dias de curso com o Boris Gloger da Sprint-it, empresa que esta nos ajudando na adoção do SCRUM. Em dezembro passado tivemos uma série de treinamentos com o intuito de apresentar o SCRUM para as diversas áreas da [...]

Leave a Reply