Categories
Scrum

Scrum checklists

Sei que isso já é um pouco antigo, porém, antes tarde do que nunca! 🙂

Para quem está começando a praticar o Scrum, às vezes é um pouco complicado lembrar de todas as regras (apesar de serem poucas). Entretanto, é altamente recomendável seguir todas essas regras à risca, especialmente no início da adoção quando ainda não se tem muita experiência/conhecimento sobre o framework.

Por estes motivos as checklists são muito úteis! O objetivo delas é que você possa ter um micro guia de referência, para andar debaixo do braço e te ajudar a seguir e lembrar das regras.

Recomendo duas:

1) Checklist do Boris Gloger/SPRiNT-iT: essa foi a primeira que eu conhecí e a que mais usei. Quando fiz o curso de Scrum Master, o Boris deu uma versão impressa para os alunos, que é de excelente qualidade (tanto no conteúdo como no material). Ela é feita em papel duro e tem um espaço para anotações ao lado das páginas. Se você imprimir este PDF numa gráfica, deve ficar show de bola!

2) Checklist do Henrik Kniberg/Crisp: essa checklist é muito mais resumida, mas também tem várias informações legais. Neste caso não é um livreto, mas um mind map com vários tópicos importantes para se lembrar.

Combinando essas duas checklists você terá um excelente guia de bolso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *