Globo Vídeos em Flash!

Globo Vídeos Flash PlayerNem acredito que finalmente o Globo Vídeos mudou para Flash! Desde às 05:53 da manhã de hoje toda a nova infraestrutura de Flash Vídeo da Globo.com está em produção e funcionando muito bem, obrigado. Com isso nós nos igualamos aos maiores players do mercado como YouTube, Yahoo! Video, Metacafe e blip.tv.

Muitas pessoas sempre me perguntavam porque a Globo.com usava Windows Media ao invés de Flash. Não posso entrar nos detalhes dessa decisão mas só para deixar as coisas mais claras, não era uma decisão técnica e sim de negócio. Como usuário do Globo Vídeos eu também sempre estive muito ansioso para que os vídeos fossem em Flash mas infelizmente não era possível. Agora, com todas as arestas aparadas, finalmente estamos disponibilizando vídeos numa tecnologia mais moderna e com muito mais qualidade de imagem do que a versão anterior (e vai melhorar!). Além disso agora passamos a atender também os usuários de Linux e Mac.

O mais legal dessa história toda é que todo o projeto foi implementado em menos de um mês! Esta primeira fase do projeto durou exatamente 4 semanas, desde estudar Flash até a migração de toda a infraestrutura, re-programação do site, produção de vídeos no novo formato, confecção do player e etc. Utilizar um processo de desenvolvimento ágil como Scrum foi essencial para organizar/planejar o trabalho e também possibilitou essa façanha de fazer uma quantidade de trabalho considerável em 4 semanas.

2008 promete. Muitas novidades virão por aí!

25 replies on “Globo Vídeos em Flash!”

Parabéns, ficou muito bom. E o tempo de execução foi excelente.

Só por curiosidade, você pode dizer quais os principais frameworks utilizados no projeto?

Até mais.

Parabéns, ficou bem legal! Pelo visto agora vocês estão usando “mpeg4”, pois a imagem está boa e consigo assistir aqui via edge sem maiores problemas graças a compressão. Arriscaria a dizer que a Globo.com fez um grande negócio, pois o ganho com licenças e banda deve ter sido considerável…
Vocês já pensaram em fazer todo o site em flash, para uma experiência mais “ousada” com o usuário? Lá na empresa fizemos algo “parecido” com flash video e backend xml para o site da banda “O Rappa” (www.orappa.com.br), que por sinal foi lançado nessa semana.
abs, sucesso!

Parabéns à toda a EQUIPE…
ficou muito melhor em flash mesmo. Realmente, não dava para entender o motivo de ser em WMP, mas deu para entender +/- o motivo =)

sucesso, Feliz Natal e que venha 2008!!

olá André,
na verdade, nao estamos usando o codec H264 ainda, fomos um pouco mais conservadores neste quesito e resolvemos adotar o Sorenson Spark, codec usado pela imensa maioria dos sites de video que usam Flash. O H264 esta com certeza nos nossos planos futuros mas sua implementaçao depende de vários fatores maa principalmente a base de usuários que tenham o Flash Player Update 3!
A qualidade foi conseguida graças ao desenvolvimento de um algoritmo genético que usamos em combinação com o FFMPEG e nos fez chegar em uma excelente relaçao video de entrada e video de saida.
abs,

SHOW, Guilherme!
Parabéns, o resultado ficou excelente!
Sinto uma ponta de invejinha saudável: vejo vocês, hoje, como o Dream Team da empresa, sem desmerecer os demais colegas.
Grande abraço e parabéns a toda equipe!

parabens….!!!!!(ironico)com esta mudanca eu nao pooso mais aasistir os meus videos em tela cheia…….um passo para tras de vcs….vcs deveriam ter deixado as duas opcoes……e agora como faco para aasistir meus videos em tela cheia ?????/e outra coisa tambem naum consigo mais jogar os videos para minha tv em tela cheia……..sou assinante da globo video e ja envie mensagens reclamando desta mudanca……
espero sinceramente que vcs consigam resolver isto…pois no youtube os videos podem ser vistos em tela cheia……
p.s: estou indignado

detalhe ja ia me esquecendo ….agora esta absurdamente lento o carregamento dos programas……antes era quase que instantaneo….
gosto muito do linux e possuo um ibook da mac…..mas o que vcs fizeram…..ficou muito ruim….

Cristiano,

Assim como você está reclamando de não ter a tela cheia, várias pessoas reclamavam dos vídeos não serem em flash e sempre haverá alguém reclamando de alguma coisa. O fato é que infelizmente é impossível agradar a todos ao mesmo (apesar de tentarmos ao máximo) 🙂

A questão é que essa mudança era necessária e possibilitará uma série de funcionalidades que antes não podíamos ter por causa da tecnologia. Simplesmente não há opção, essa é a tecnologia que o mercado inteiro usa, incluindo o YouTube que você citou (que aliás, só por curiosidade, também não tinha tela cheia na sua primeira versão).

Para tornar possível a mudança do Globo Vídeos precisamos por hora deixar de lado algumas funcionalidades como a de tela cheia mas já colocaremos de volta no fim de janeiro. Peço só um pouquinho de paciência pois toda migração grande como essa sempre têm essas fases de ajustes 🙂

Abraços,
Guilherme

Parabéns pela nova versão do gmc, realmente está bem melhor. Mas parabéns mesmo merece seu blog. Comentários sempre pertinentes e inteligentes.
Grande abraço e prazer ‘reve-lo’ !

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *