Sprint Review e Retrospective com Boris Gloger

Sprint GoalHoje na Globo.com tivemos a ilustre visita do nosso amigo Boris Gloger! O Boris é um dos maiores especialistas do mundo em Scrum e está ajudando a melhorarmos o processo de desenvolvimento de software na Globo.com. Em dezembro do ano passado ele nos deu o treinamento de Scrum Master e agora ele está no Brasil para fazer alguns treinamentos mais especificos, como o de Product Owner (específico para gerentes de produto entenderem seu papel no Scrum) e Trainers Training (para nós Scrum Masters estarmos aptos a treinarmos pessoas e podermos replicar nosso conhecimento).

Aproveitando que o Boris estava aqui pela Barra da Tijuca, o Antonio conseguiu que ele viesse nos visitar aqui na Globo.com!

Equipe do Globo VídeosNa primeira parte da sua visita, o Boris visitou o desenvolvimento das equipes de Portal e Aplicativos, e o Evandro tirou várias fotos e blogou tudo. Como a segunda foto denuncia, acompanhei tudo de perto! Ouvimos várias dicas e sugestões interessantes para melhorarmos nosso processo, além de termos feito vários bate-papos com alguns times. Fiquei sempre por perto para aproveitar o máximo possível (como chicken, obviamente), porque eu sabia que ele viria com uma dúzia de sacadas expertas e conclusões que são tão óbvias que acabam sendo imperceptíveis. E não deu outra.

Em seguida fomos para a base de WebMedia, onde o Boris acompanhou todo o nosso Sprint Review e Sprint Retrospective. Ele nos acompanhou durante três horas e deu várias dicas de como agir e o que fazer em determinadas situações específicas, além de ter tirado algumas dúvidas que sempre nos perturbam no dia-a-dia.

Boris Gloger e Guilherme ChapiewskiDepois, quando tudo acabou, ele disse que a retrospectiva foi muito boa, e mais uma vez deu várias dicas… A mais importante foi que eu tenho que ser um Scrum Master mais malvado (risada macabra), porque ele me achou bonzinho demais… Por ele o P.O. tinha sido expulso da sala duas vezes, mas eu confesso que ainda não sei fazer isso. Mas fiquei feliz de saber que estamos no caminho certo. Foi uma oportunidade única e inenarrável.

Se alguém quiser ver, tem mais algumas fotos no meu Flickr.

Tags: , , , , ,

No Responses to “Sprint Review e Retrospective com Boris Gloger”

  1. Marcello Azambuja says:

    Muito bom GC! Mas o q houve com o cabelo do Boris?

  2. Pena que eu ainda não estava aí pra aproveitar isso!

  3. Temos que abolir fotos nas reuniões de scrum! Olha a minha cara!!!

  4. Azambuja, ele provavelmente estava com piolho.

  5. Foi muito legal poder ter esta oportunidade de ter o Boris visitando nossos Team Rooms e inteiragir durante o Sprint Review e Retrospective. Agora vc sabe que não pode ser “bonzinho” :-)

  6. [...] para adaptações no processo e na forma de trabalhar. Para mim foi um aprendizado enorme quando o Boris Gloger veio na Globo.com e acompanhou uma retrospectiva inteira do nosso time – ele deu excelentes toques importantissimos. [...]

Leave a Reply