Wanted!

Mais uma vez estamos contratando na Globo.com!

A Globo.com vem se transformando ao longo do último ano. Antes eram apenas duas ou três equipes ágeis mas agora estamos com mais de uma dezena de equipes funcionando a todo vapor, por isso dessa vez estamos com mais sabores de vagas e estamos contratando para várias equipes.

As últimas contratações provaram que não adianta contratar pessoas que sejam apenas “boas”. Precisamos contratar os melhores, não importa onde estejam, porque queremos montar equipes de “rockstars”!

Basicamente temos dois tipos de vagas:

Desenvolvedor Júnior/Pleno/Sênior

Os desenvolvedores de software são responsáveis não só por programar novas funcionalidades mas também por planejar, arquitetar, documentar, testar e trabalhar com novas tecnologias o tempo todo. Aqui não separamos o papel de programador do analista de sistemas ou seja lá o que for. Mais do que nunca não queremos desenvolvedores Java, C ou Brainfuck, queremos desenvolvedores multidisciplinares com experiência em websites e aplicativos web, e isso quer dizer que são desenvolvedores capazes de trabalhar com coisas desde HTML, CSS, Javascript e AJAX até programar backends em Java, Ruby on Rails, PHP, Python com Django, Perl ou o que for mais adequado para resolver cada problema. Algumas vezes já precisamos fazer coisas específicas com linguagens como C, C++ ou Erlang, então desenvolver também em linguagens não-web é um diferencial. Além disso, conhecimentos em arquiteturas de serviços (REST especialmente) e sistemas distribuídos são muito desejáveis.

Nossas equipes trabalham de forma ágil usando Scrum e várias práticas de Extreme Programming, então, desenvolvedores que já tenham trabalhado em times ágeis ou que conheçam práticas ágeis de desenvolvimento são altamente desejados. Além disso é essencial conhecer boas práticas de programação, orientação a objetos e design patterns (e quando não usá-los).

Os desenvolvedores também precisam ter algum conhecimento de infraestrutura/redes, Linux ou Solaris e deployment de aplicações em Apache, app servers Java diversos (JBoss, Weblogic, etc) ou app servers Ruby On Rails diversos (mod_rails, Mongrel, etc).

Por último, não damos a mínima se você têm trezentas certificações ou oitocentas faculdades – isso não é um diferencial. O que difere um desenvolvedor júnior de um pleno ou sênior é a experiência dele em outras empresas e projetos.

Líder de equipe

Os líderes de equipe são os responsáveis técnicos pelos projetos e produtos desenvolvidos pelos times. Queremos líderes com bons conhecimentos de arquitetura de software para poder decidir com o time as melhores soluções. É desejável que o líder de equipe entenda de escalabilidade, performance, sistemas distribuídos, sistemas de filas, sistemas de cache, arquitetura de serviços e o que mais vier pela frente. Apesar disso ele não precisa ser o mais experiente ou o mais especialista em todos os assuntos – em alguns times os líderes são mais técnicos e em outros times eles são menos técnicos dependendo das responsabilidades e área de atuação do time. No geral o que se espera é que o líder tenha tantos conhecimentos quanto qualquer desenvolvedor, afinal de contas eles também devem arregaçar as mangas e trabalhar como qualquer um no time quando for necessário (obviamente cuidando para não “podar” ou atrapalhar o time ao invés de ajudar). Resumidamente falando, nenhum dos requisitos para a vaga de desenvolvedor podem “soar como grego” para o líder.

Além disso eles são responsáveis por facilitar o trabalho dos times de desenvolvimento. Como trabalhamos com Scrum, os líderes exercem o papel de Scrum Master e por isso precisam entender muito bem como funciona o Scrum e as metodologias ágeis em geral. Os líderes precisam ajudar os gerentes de produto e o time a trabalharem sem violar os princípios ágeis, respeitando timeboxes, respeitando o desenvolvimento iterativo, ajudando para que o planejamento seja feito de forma ágil e facilitando retrospectivas para ajudar o time a evoluir ao longo do tempo. Eles também precisam ser “coaches” dos seus times, treinando-os para fazerem TDD, estimulando-os a refatorarem código para manter os sistemas manuteníveis e testáveis e garantindo eles têm todo o conhecimento que precisam para desempenhar o seu trabalho. Ainda, apesar de todos os membros do time serem responsaveis por manter a qualidade dos produtos, os líderes de equipe precisam garantir que os times não sejam afogados com novas funcionalidades e acabem introduzindo débito técnico. Qualidade aqui não é negociável e os líderes precisam cuidar para que isso seja sempre verdade.

Os líderes de equipe também são responsáveis por manter as pessoas do seu time, contratar novas pessoas quando for necessário e cuidar para que todos estejam felizes no trabalho. Ah, e para esta função falar inglês não é um diferencial, é obrigatório.

Concluindo…

Sejam líderes de equipe ou desenvolvedores, estamos procurando nerds, geeks, apaixonados por tecnologia e pessoas super atualizadas com as últimas novidades da Internet e do mercado. Nossa empresa é jovem, irreverente e descontraída, e são pessoas exatamente assim que estamos procurando.

A empresa oferece contratação apenas por CLT, com salário de mercado e plano de benefícios. Estamos localizados na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). Damos suporte a pessoas de outros estados que queiram mudar para o Rio.

Se você se enquadra num desses perfis, mande um e-mail para mim (gc at corp.globo.com), com o seu currículo e os nomes dos três últimos livros técnicos que leu. Como temos vários sabores de vagas, me diga qual função você gostaria de exercer, o que você espera dessa oportunidade e com o que você gostaria de trabalhar aqui na Globo.com. Se você já enviou seu currículo para alguma das oportunidades anteriores mas também ficou interessado nessa, por favor envie novamente!

Se você não tem exatamente todas essas características mas se interessou pelas oportunidades e pelo que nós fazemos, não deixe de falar com a gente também.

Tags: ,

4 Responses to “Wanted!”

  1. Sergio says:

    Existe vagas para SP?

  2. Somente Rio de Janeiro!

    [ ]s, gc

  3. [...] geral é isso, fui muito bem recebido de volta aqui em Vitória, os velhos amigos e bares =). E pra quem for pra webmedia, muito sucesso e boa sorte, a equipe é realmente excepcional! Sentirei muita falta. Guarde e [...]

  4. André says:

    Super interessante esse texto, pois para pessoas como eu que estamos no início (3º período – Ciência da Computação) é super empolgante. Gostaria de conhecer esse projeto que vocês fazem não tenho noção de como se aplica o que to aprendendo numa grande empresa. Caso seja possível me mande email.
    Atenciosamente,
    André

Leave a Reply