[Rails Summit Latin America] Retrospectiva do evento

Excelente! Eu estava com boas expectativas sobre o evento mas não imaginava que seria tão legal como foi. Os três destaques para mim foram:

1) Chad Fowler deu um show na abertura do evento. A palestra entitulada “Being Remarkable” foi um resumão do livro dele “My Job Went to India”, que já é velho conhecido e leitura altamente recomendada. Apesar do conteúdo não ser novo ele é um excelente apresentador e fez com que valesse a pena ouvir tudo denovo.

2) Hongli Lai e Ninh Bui da Phusion falaram um pouco sobre o Passenger, mas o mais legal mesmo foi o que eles falaram sobre escalabilidade. Apesar de não terem falado nenhuma novidade, é legal reforçar sempre que não existe aquele papinho de “Rails não escala” – o que faz uma aplicação escalar é a sua arquitetura. Em termos de conteúdo acho que essa foi uma das melhores apresentações. Fora isso o interpretador de Brainfuck em Ruby que eles fizeram ficou o máximo!

3) Dr. Nic é um tremendo fanfarrão! Apesar do conteúdo da apresentação não ter sido tão interessante a palestra foi uma das melhores por todas as piadas que ele fez e gargalhadas que ele arrancou da galera.

Fora essas três assistí às duas apresentações do David Chelimsky sobre BDD com RSpec e Cucumber, a do Jay Fields sobre testes, a do Charles Nutter e Thomas Enebo sobre JRuby e todas as outras dos palestrantes internacionais. Só fiquei um pouco decepcionado com o DHH, porque acabaram fazendo um painel de perguntas e respostas e as perguntas que foram feitas não foram tão interessantes assim (com exceção de uma ou duas), mas não deixou de ser legal.

Uma pena que não pude assistir à última palestra do Obie Fernandez sobre a Hashrocket porque senão perderia meu vôo de volta para o Rio. O pior foi ver as mensagens no Twitter dizendo que ela foi muito boa… Minha sorte é que já assistí apresentações dele em eventos anteriores, então nem fiquei tão triste.

Mesmo com isso tudo, o melhor desses eventos são sempre as pessoas. Foi ótimo conversar com tanta gente legal e ainda conhecer pessoas novas da comunidade Ruby e Rails. Dessa vez devo ter falado com umas 100 pessoas diferentes entre pessoas que já conhecia e que não conhecia! Não vou citar nomes para não arriscar esquecer alguém mas foi ótimo conhecer e conversar com todos.

Antes de terminar, andei ouvindo uns burburinhos por aí de algumas pessoas reclamado sobre o preço da entrada (R$ 300). Galera, esse evento foi de graça! Sério, esse valor é absurdamente ridículo para dois dias de evento num local excelente, com comida boa e palestrantes de alto nível. Mesmo contabilizando as passagens e hospedagem em São Paulo não há dúvidas de que esse tipo de investimento vale muito a pena.

Parabéns mais uma vez para o Akita e a Locaweb por terem conseguido reunir todos esses grandes nomes num grande evento!

Esperamos ansiosos por um Rails Summit melhor ainda em 2009! :)

Tags: , ,

7 Responses to “[Rails Summit Latin America] Retrospectiva do evento”

  1. [...] entrarei em grandes detalhes sobre as palestras porque tem gente que já falou muito bem, mas registrarei as principais lições que aprendi nestes dois dias de [...]

  2. [...] Brando, Danilo Sato, Elomar França, Fábio Akita, Fábio Kung, George Guimaraes, Guilherme Chapiewski, Henrique Bastos, Hugo, Juan Bernabó, Leandro Silva, Luiz Faias Jr, Mauricio Leal, Phillip [...]

  3. O evento estava sensacional e o preço realmente foi irrisório pela qualidade.

    Pena que você perdeu a palestra do Obie Fernandez, uma das melhores na minha opinião, mas muitas idéias e metodologias que ele disse que são aplicadas na Hashrocket parece que você e sua equipe já aplicam hoje no ambiente de trabalho de vocês.

    Que venha o Rails Summit 2009 :-)

    []’s

  4. Adolfo Sousa says:

    Eu fiz um resumo da apresentação do Obie Fernandez no meu blog. Foi realmente muito boa e, caso queiram ler, aí vai o endereço: http://www.adolfosousa.com.br/blog/agilidade-por-obie-fernandez/

  5. [...] em diversos blogs o sucesso do railssummit que ocorreu a poucos dias e aproveito o embalo para anunciar que [...]

  6. [...] Ano passado eu fui e foi sensacional e esse ano promete ser ainda melhor! A programação está bem diferente do ano passado e conta com algumas novidades como Bryan Liles, Gregg Pollack, Jason Seifer, Pratik Naik, Richard Kilmer, Matt Aimonetti, além do pessoal que veio ano passado como Chad Fowler, David Chelimsky, Obie Fernandez e brazucas feras demais como o Fabio Kung, Marcos Tapajós, Nando Vieira, Vinicius Teles, Leonardo Borges, Carlos Brando e por aí vai. Enfim, não dá para perder de jeito nenhum! [...]

  7. [...] Ano passado eu fui e foi sensacional e esse ano promete ser ainda melhor! A programação está bem diferente do ano passado e conta com algumas novidades como Bryan Liles, Gregg Pollack, Jason Seifer, Pratik Naik, Richard Kilmer, Matt Aimonetti, além do pessoal que veio ano passado como Chad Fowler, David Chelimsky, Obie Fernandez e brazucas feras demais como o Fabio Kung, Marcos Tapajós, Nando Vieira, Vinicius Teles, Leonardo Borges, Carlos Brando e por aí vai. Enfim, não dá para perder de jeito nenhum! [...]

Leave a Reply