Como fazer print screens no Mac OS X

O print screen (impressão ou captura de tela) é um recurso utilizado para “fotografar” a tela do seu computador em um certo momento. Ele gera uma imagem de tudo que está na tela, exatamente como está. Mas se você chegou até aqui, certamente já sabe o que é um print screen, só não sabe como fazê-lo no Mac.

Deixe-me adivinhar, você está procurando a tecla “Print Screen” desesperadamente e não acha mas você tinha certeza que já tinha visto esta tecla? Então eu tenho uma boa notícia: você não está louco e nem cego. Realmente esta tecla não existe no Mac, só nos PCs comuns. Foi lá que você viu.

Uma coisa boa do print screen do Mac é que você não precisa de nenhum programa além do próprio Mac OS para fazê-lo. Como sabemos, no Windows você teria que apertar a tecla “Print Screen” e depois colar a foto em algum programa (Paintbrush, Photoshop, Word, etc) para depois salvá-la. Parece bom o suficiente, mas no Mac, as coisas são bem mais legais (pra variar). Ele pode salvar a imagem direto para você sem precisar de programa algum, sem contar que você pode capturar uma tela inteira, um pedaço dela, ou somente uma janela… E se você quiser mandar para o clipboard (área de transferência) para colar no programa que quiser, também pode. Funciona assim:

command+shift+3: Captura a tela inteira e salva numa imagem no seu Desktop (Mesa), em formato PNG.

command+shift+4: Captura uma parte da tela que você escolher, e salva no seu Desktop. Ao usar esta combinação, o cursor do mouse vira um alvo e você seleciona a área que quer capturar. Você arrasta e quando soltar ele automaticamente captura a tela.

command+shift+4 e depois barra de espaço: Se você usar a combinação anterior (command+shift+4) e em seguida apertar a barra de espaço, o ponteiro do mouse que era um alvo vira uma câmera, e você pode clicar com ela em cima da janela que você quer para capturar somente ela e salvar a imagem no seu Desktop.

qualquer combinação+ctrl: Ao invés de salvar a imagem no Desktop, a imagem fica no clipboard e você pode colar no programa que desejar, sem gerar uma imagem automática.

alterar o formato do arquivo: É possível escolher o formato do arquivo que o print screen gera, pode ser PDF ou PNG. Para alterar esta opção, abra o Terminal e digite o comando “defaults write com.apple.screencapture type pdf” e pressione enter. Desta forma você altera o formato do arquivo para PDF. Para alterar para PNG, basta substituir no comando o pdf por png. Você deve fazer logout ou reiniciar o Mac para que esta alteração passe a valer.

E então? É fácil ou não é?

E não para por aí! Em todas as capturas de tela feitas através destes comandos, as imagens são armazenadas em formato PNG (Potable Network Graphics) que como o próprio nome já indica é um formato de imagem compactado, ou então em PDF que também não fica com a qualidade muito boa. Se você precisar de print screens com maior qualidade, você pode utilizar o programa Grab, que vem com o Mac OS e fica na pasta Utilities (Utilitários). Ele salva as imagens em formato TIFF com alta resolução. Ele é bem simples de usar e dispensa maiores explicações.

Tags: , ,

74 Responses to “Como fazer print screens no Mac OS X”

  1. Millane Hora says:

    Adorei! Admiro muito gente que tem a intenção de ajudar ao próximo e com tanta didática, conhecimento e educação! Arrasou!
    Abraço

  2. Renato D. Bedendi says:

    Valeu amigo pela ajuda !!!

  3. Larissa says:

    Obrigada, ajudou muito. Mas após fazer o print, em qual arquivo/pasta ele fica?

    • Sofia B. says:

      Larissa se vc apertar command+shift+4 o mouse vira um alvo e daí vc clica desde um ponto e escolhe a area que vc quer “Priint” e quando solta vai direto a figura para o dashboard ( tela de fundo ) depois quando quiser por em algum lugar é só apertar o botão de esportar alguma imagem do seu computador e daí clica no botão dashboard e vai aparecer todas as imagens do dashboard e se vc não quiser estas imagens no dashboard primeiro publica a imagem onde vc quer e em seguida arreste para o lixo! <3

  4. Juliana says:

    Muito obrigada, Guilherme, bastante instrutivo!!!!

  5. Lourenco says:

    Colega, para rodar o programa da empresa que eu trabalho precisei colocar windows no macbook air. e quando dou o comando command+shit+3 ou +4 ele abre os programas que estão na barra de tarefas abaixo. Sabe como posso dar um print screen com o windows instaldo? Aguardo retorno. Muito obrigado.

    • Lourenco says:

      Caramba!! Descobri! Para usar este recurso no mac com windows instalado é fn+shift+f11 não aparecerá em lugar nenhum, mas pode depois dar control V no word (ou outro programa) que aparecerá.

      • Maria Luisa says:

        Lorenço,

        Puxa! Me salvou de um problema que eu tinha a meses e não sabia o que fazer, rs. Eu “tinha” o mesmo problema que vc, um Mac Air com o Windows instalado e não conseguia fazer o print screen. Fiz como vc ensinou e deu certo!

        Obrigada! Valeu mesmo!

  6. Cadu says:

    Muito bom e útil.

  7. Maurício says:

    Sensacional. Tecnologia solidária com estilo de escritor. Muito obrigado.

  8. murillo says:

    Perfeito. Me tirou duma enrascada – rsrsrs

    Obrigado pelo apoio!!!

    Abs,

  9. [...] sorte, encontrei um artigo de um companheiro de Globo.com, o GC, que dá todas as dicas. Fica a dica dele, para todos que precisarem. var addthis_config = [...]

  10. Juarez T says:

    Valeu pela dica…Obrigado!!

  11. Amaury says:

    Muito obrigado!

  12. Marcelo says:

    Cara, é muito legal que existam pessoas assim que gostam de ajudar os outros, valeu mesmo.

  13. Davi says:

    Pode ter certeza que me ajudou muito.
    Obrigado ;-)

  14. Allan says:

    Comigo nao funcionou, uso MacOSX Snow Leopard 10.6.2

  15. Fernanda says:

    Valeu demais!
    Super simples a linguagem e não menos útil.
    Eu sofro com as diferenças entre o Mac e o windows.
    Muito obrigada. :)

  16. Celma says:

    Muito legal estas dicas, sou super fã dos produtos da Apple, mas não tenho tempo e nem paciência de pesquisar, por isto acabo usando somente o arroz e feijão…rsrsrs… mas quando preciso de alguma ferramenta como esta, fico desesperada.
    Fiquei surpresa com a simplicidade dos comandos e dos resultados maravilhosos!!!
    Gente, é muito importante pessoas como vocês que perdem seu precioso tempo em prol de compartilhar seus conhecimentos e ajudar o próximo… que nem é tão próximo assim…rsrsrs…
    Muito obrigada!!!

Leave a Reply