[Falando em Agile 2008] Retrospectiva do evento

O Falando em Agile foi ótimo!

Gostei muito de praticamente todas as apresentações que assisti. Para mim os destaques foram:

1) David Anderson fez uma apresentação de abertura que foi legal – apesar de não concordar com algumas coisas que ele fala. Mas isso é assunto para outro post, pretendo discutir alguns assuntos em maior profundidade nos próximos dias (ou meses, do jeito que a coisa está complicada).

2) Danilo Sato e Frank Trindade mostraram erros comuns na adoção de metodologias ágeis e veio a calhar para as pessoas que estão começado. Aliás o nível do pessoal estava bem variado: tinham desde gurus até gente que nem começou ainda.

3) Danilo Bardusco falou um pouco do que aconteceu no início da adoção de Scrum na Globo.com, assunto que desperta interesse e curiosidade nas pessoas. No início da apresentação ele teve problemas técnicos com dois notebooks Linux e acabou tendo que usar o meu MacBook. Só essa foto já valeu todo o evento! Pra quem não sabe o Danilo diz que é anti-Apple mas a verdade é que ele é um Macmaníaco enrustido, além de amar o seu iPhone…

4) Antonio Carlos Silveira falou sobre o papel do Product Owner no Scrum e fez uma apresentação muito bem humorada! Além do conteúdo relevante ele acabou revelando o quanto eu e Azambuja somos bons no Guitar Hero.

5) Phillip Calçado mostrou dois cases e apresentou alguns problemas que têm sido muito comuns em equipes ágeis. Todo mundo estava achando que ele falar mal da apresentação do David mas foi bem longe disso.

A minha apresentação sobre liderança de equipes ágeis felizmente foi bem aceita. Eu estava preocupado porque além de ser um tema bem difícil de se falar, é difícil de encontrar material e foi a primeira vez que fiz a apresentação. No final acabou dando certo e fiquei feliz pela quantidade de feedbacks positivos. Já tive várias idéias novas e colhí vários feedacks para melhorar a apresentação, então da próxima vez será bem mais legal. Se alguém tiver alguma coisa a acrescentar ou criticar, por favor sinta-se a vontade para me mandar um e-mail.

Sei que já deve estar ficando repetitivo, mas não dá pra não falar. “Pra variar”, o melhor do evento sem dúvida foram as conversas, o chopp ágil e as novas amizades. Tive a oportunidade de conhecer pessoas muito legais de todos os lugares do Brasil, além de reencontrar o pessoal já conhecido! Veja as fotos no meu Flickr. Assim como na Rails Summit o Twitter foi bastante usado como divulgador de notícias e opiniões durante o evento e só aí eu já conhecí pelo menos umas 3 pessoas também.

Parabéns mais uma vez para a Caelum e o Alexandre Magno pela organização do evento! Espero ver todos no Falando em Agile 2009!

Tags: ,

3 Responses to “[Falando em Agile 2008] Retrospectiva do evento”

  1. Fala Guilherme! O evento foi realmente muito bom!
    As palestras muito esclarecedoras e choop ágil sem comentários.
    Abraço.

  2. [...] Guilherme Chapiewski Blog sobre desenvolvimento de software e tecnologia « [Falando em Agile 2008] Retrospectiva do evento [...]

  3. [...] Hugo Germano, Daniel Wildt André Faria Gomes Fabricio Sousa Inove André Ferreira Danilo Bardusco, Guilherme Chapiewski Antonio Carlos Silveira Philip Calçado Flickr do Antônio [...]

Leave a Reply