Zen of Agile Management Workshop + Falando em Agile 2008, aí vou eu!

Daqui a pouco estou indo mais uma vez para São Paulo para participar de dois eventos bem legais!

O primeiro deles é o workshop “Zen of Agile Management” que está sendo organizado pelo Adail Retamal da Heptagon e será ministrado pelo David Anderson. O David tem algumas opiniões um pouco controversas sobre integração de Agile com CMMI mas mesmo assim ele é um profissional experiente e com certeza tem muito para acrescentar. Acho que as discussões serão muito interessantes e enriquecedoras.

Falando em Agile 2008O segundo é o “Falando em Agile 2008″, que está sendo organizado pela Caelum e será o primeiro grande evento de metodologias ágeis do Brasil. Neste evento vou fazer uma apresentação entitulada “Liderando equipes ágeis”, que é um apanhado de várias apresentações que assistí, livros que lí e experiências que tive liderando equipes ágeis. Estou bastante ansioso pra falar sobre o assunto… espero que todos gostem! Além disso o Danilo Bardusco vai falar sobre a implantação do Scrum na Globo.com e ainda teremos vários outros palestrantes como o Danilo Sato, Phillip Calçado, Antonio Carlos Silveira, David Anderson (sim, ele estará nos dois eventos), a galera da Caelum e muitos outros!

Essa semana ágil promete! Até lá! :D

Tags: , , , , , , ,

9 Responses to “Zen of Agile Management Workshop + Falando em Agile 2008, aí vou eu!”

  1. Diego Plentz says:

    Tu “morar” no RJ é só pra poder dizer que tem casa né? :P

  2. tenho grandes expectativas sobre o evento!!!

    Até lá!!! ;)

  3. @Plentz

    Hahaha, podicrê :)

  4. Fala, Fanfarrão! :)

    O evento promete e tenho certeza de que será excelente. Mas, é preciso fazer uma pequena correção.

    Não, este não será o primeiro grande evento de metodologias ágeis do Brasil. De fato, o Brasil já teve outros grandes eventos sobre metodologias ágeis no passado. Dois deles foram especialmente marcantes: o XP Brasil 2002 e o XP Brasil 2004. O nome é enganoso. Embora XP esteja no nome, na pratica estes eventos foram direcionados a desenvolvimento ágil em geral. O XP era apenas marketing porque na época era o mais conhecido dos movimentos ágeis por aqui. Tivemos a presença de outras metologias ágeis, tais como Modelagem Ágil, Lean Software Development, Crystal e Scrum.

    Estes dois eventos duraram de três a quatro dias e contaram com ótimas palestras nacionais, bem como excelentes palestrantes internacionais, como Mary e Tom Poppendieck, Kent Beck, Scott Ambler e inúmeros outros.

    Apesar de terem acontecido há um bom tempo, quando ainda não havia tanta gente no Brasil interessada em Agile, havia centenas de participantes em cada um e ambos foram extremamente bem organizados pelo pessoal da Objective Solutions.

    Tenho certeza de que o Falando em Agile será igualmente ótimo. Os palestrantes não poderiam ser melhores. Mas, não queria que os leitores do blog ficassem sem saber que a história do desenvolvimento ágil no Brasil, incluindo ótimas conferências, é mais antiga do que o recente bom momento que o assunto vem tendo possa fazer parecer. Aliás, algumas fotos do XP Brasil 2002 e 2004 para relembrar:

    http://www.improveit.com.br/fotos/album/72157602405621923
    http://www.improveit.com.br/fotos/album/72157602403857272

    Desejo a todos um excelente Falando em Agile e que venham muitos outros!

    Grande abraço, Vinícius.

  5. @Fanfarrão-mór

    My bad! Apesar de ainda não ter minha consciência ágil nessa época, não podia ter esquecido desses episódios.

    Obrigado por complementar :)

    [ ]s, gc

  6. [...] em Agile, um grande evento sobre métodos ágeis. Organizado pela Caelum, contará com palestras de Guilherme Chapiewski, Phillip Calçado, Antônio Carlos Silveira e Danilo Bardusco, entre [...]

  7. Pygus says:

    Guilherme, uma pergunta off-topic: vi que vc usa textmate. Sei que muita gente idolatra essa ferramenta, mas ainda nao consegui entender o que ha de tao especial nela. Da para desenhar? :)

  8. [...] Guilherme Chapiewski da Globo.com fez uma apresentação sobre liderança em equipes ágeis, os principais conceitos na minha [...]

  9. @Pygus

    Então. A beleza dele é justamente essa. É uma ferramenta super simples e ao mesmo tempo muito poderosa.

    Pra não falar o que muita gente já falou, dá uma olhada nesse post aqui: http://threadbox.net/2006/7/6/why-textmate-is-so-awesome

    Ou então, nos milhares de posts sobre esse assunto: http://www.google.com.br/search?q=why+textmate

    :D

    [ ]s, gc

Leave a Reply