Categories
Notícias

Globo Vídeos Mobile

Continuando com as novidades para dispositivos móveis, além dos vídeos para iPhone em todo o portal Globo.com agora também temos uma versão do Globo Vídeos otimizada para iPhone! No endereço http://m.video.globo.com os usuários poderão assistir vídeos H.264 numa qualidade excelente!

Nesse site trabalhamos em efeitos de transição que lembram os aplicativos nativos do iPhone, abusamos de Javascript e implementamos algumas funcionalidades específicas dessa versão de Safari, como o efeito de girar o aparelho, por exemplo.

O mais legal disso tudo é que o produto foi quase todo feito do zero em aproximadamente um mês. E quando eu falo que tudo foi feito estou falando desde o desenho do site, da criação de ambientes, instalação de software em servidores, definição de profiles de vídeo e início da produção de conteúdo até o site propriamente dito, que tem uma quantidade respeitável de efeitos visuais e 100% de cobertura de testes automáticos rodando no CruiseControl!

Outro detalhe legal do projeto é que dessa vez decidimos fazer tudo em PHP dada a simplicidade do site e que precisávamos agir muito rápido para entregar alguma coisa em 2 Sprints. Por isso que eu digo que aqui nós somos “agnósticos” de tecnologia – usamos a melhor ferramenta para resolver cada problema. No fim das contas foi uma experiência legal e em termos de arquitetura da aplicação e código acho que foi um dos melhores projetos que já fizemos.

12 replies on “Globo Vídeos Mobile”

ola! guilherme

muito bom este novo recurso, gostei bastante.. apenas uma curiosidade vocês usaram qual framework de php? se for possivel citar-lo aqui no blog.

grande abraço

[…] Finalmente esta se tornando público um dos últimos projetos na Globo.com de que participei, o GloboVídeos para iPhone (http://m.video.globo.com), este projeto começou em abril, e foi pedido do dia para a noite devido aos primeiros rumores de lançamento do iPhone no Brasil para o dia das Mães. O Guilherme Chapiewski escreveu alguns posts a respeito aqui e aqui. […]

Nossa muito fino o projeto, parabéns a WebMedia! É de arrepiar saber que um projeto deste saiu do zero em 30 dias.

Outra coisa interessante foi terem usado testes unitários, e automatizados, para um produto escrito em PHP, mais pessoas poderiam adotar estas medidas. Afinal, testes unitários podem valer mais do que meia dúzia de diagramas mal elaborados.

sensacional…parabéns pelo trabalho.Claramente se vê o compromisso de qualidade e agilidade às reais necessidades dos clientes.

fala amigo,
quando vi que os videos da globo rodavam no iPad nunca fiquei tao feliz.
Mas infelizemente nao consigo acessar – os videos nao abrem no iPhone!!! Voce sabe o que esta acontecendo?? Nao funciona em dois diferentes iPhones nem no iPhone Simulator… algum problema??
Desculpe postar aqui mas no site da globo, incrivelmente, nao existe nenhum canal de comunicacao com o consumidor!
Obrigado pela ajuda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *