Aumenta a adoção de metedologias ágeis em 2007

A notícia é um pouco velha mas como é uma boa notícia acho que ainda é tempo. O Scott Ambler publicou na Dr. Dobbs o resultado da sua pesquisa anual de adoção de metodologias ágeis.

A pesquisa de Scott Ambler este ano mostra que metodologias ágeis foram implantadas com sucesso na maioria das empresas. Seis anos após seus surgimento, ele acha que as metodologias ágeis finalmente cruzaram todo o “abismo de adoção de tecnologias de Moore”, que sugere que uma tecnologia passa por vários estágios de adoção, desde os inovadores e “early adopters” até os “laggards” (atrasados).

A utilização efetiva de metodologias ágeis no exterior tem crescido a passos largos, especialmente nos Estados Unidos. Isto indica que dentro de pouco tempo as metodologias ágeis também estarão muito difundidas aqui no Brasil e sendo adotadas em larga escala. É claro que muitas pessoas já conhecem, mas na prática o número de empresas que adotaram estas metodologias ainda é muito pequeno.

Na empresa onde trabalho muitos costumes já existem há vários anos e é muito complicado mudar tudo da noite para o dia. Mas lentamente várias práticas de XP e outras metodologias ágeis como o Scrum estão sendo introduzidas. Cada vez mais a alta gerência está consciente de que existem problemas no modelo atual de desenvolvimento de software e eles estão cada vez mais dispostos a tentar coisas novas.

Parece que coisas boas estão por vir.

Tags: , , , , , , ,

2 Responses to “Aumenta a adoção de metedologias ágeis em 2007”

  1. [...] o Guilherme Chapewsky: Aumenta a adoção de metodologias ágeis em 2007 Para mim isto é uma noticia [...]

  2. seufagner says:

    é justamente por isso q o pessoa do Scrum não se auto-rotula como uma metodologia. Na verdade ele é um conjunto de boas práticas, um framework. Você utiliza/adapta o que quiser. O que é mais natural é não utilizar tudo. Quando Jeff criou o Scrum ele pensou nisso para justamente dar esta maleabilidade ao processo.

    O pessoal lá realmente já anda pensando em (se mostrando sucetível a..) mudanças em como as coisas são feitas, isso é verdade e eu tenho percebido. Por enquanto apenas pequenas ilhas vão adotando experimentalmente (informal também, rsrs.) alguma coisa ou outra para tornar as coisas mais ágeis.

Leave a Reply