A guerra entre REST e WS-* acabou!

Acabo de ler um artigo no InfoQ entitulado The REST versus WS-* war is over!.

Só que pra ser bem sincero eu não concordo muito com este artigo. Para mim essa guerra nunca existiu.

Veja bem, é mais ou menos como tentar fazer uma guerra entre facas de pão e facas de peixe para tentar descobrir qual é a melhor. Oras, se você está comendo peixe, a melhor faca é a faca de peixe. Se você vai cortar um pão, a melhor faca é a de pão. Tá bom, essa analogia foi ridícula, mas é tão ridícula quanto uma comparação entre REST e WS-*/SOAP.

O que eu quero dizer é que, assim como funciona com as facas, o tipo de webservice que se usa varia em função do cenário de uso.

Nem todos os tipos de sistemas precisam da quantidade de recursos que WS-*/SOAP oferecem e isso torna-se um overhead desnecessário. Por exemplo, é muito mais fácil fazer mashups e sites com vários recursos Ajax utilizando webservices REST. Em compensação você pode precisar fazer orquestrações de webservices, operações transacionais, roteamento e outras coisas que REST não oferece mas que com WS-*/SOAP se faz com relativa facilidade.

Certamente há espaço para os dois no mercado, não vejo motivos para encararmos como uma guerra.

Tags: , , ,

3 Responses to “A guerra entre REST e WS-* acabou!”

  1. Tetsuo says:

    Bem, acho que a guerra não era bem entre REST e WS-*, mas entre ’seguidores REST’ e ’seguidores WS-*’, desinformados, buscando uma única solução para todos os problemas.

    Mas pelo menos a discussão esclareceu o ponto. REST vs WS-*, ROA vs SOA. No fim das contas, ‘vs’ não é ‘contra’ no sentido ‘qual é melhor’, mas sim uma distinção entre duas abordagens distintas, apropriadas para situações distintas.

  2. Fabio Kung says:

    em “… mas que com WS-*/SOAP se faz com relativa facilidade” pegou um pouquinho pesado né Guilherme? ;)

  3. Hahuahua, tá bom, eu concordo. Não é facil fazer não, mas é possível. Acho que assim fica melhor :)

    [ ]s, Guilherme

Leave a Reply