Categories
Carreira

Mais 10 livros recomendados para desenvolvedores

Lá atrás em 2008 escrevi um post sobre 10 livros recomendados para desenvolvedores. Na época o post foi bastante popular e eu sempre pensei em escrever uma continuação, que acabei nunca fazendo.

Enfim, a hora chegou e aqui vai mais uma lista de outros 10 livros recomendados para desenvolvedores! Mas antes disso, alguns detalhes sobre como cheguei nessa lista:

Por que apenas 10 livros e não 20 ou 30? Não sei dizer – o primeiro post foi assim então vou continuar. 🙂 O bom é que isso me deixa uma quantidade de livros mais do que suficiente para no futuro escrever vários posts!

Por que essa lista tem livros sobre “processos” como Kanban ou Lean? Não era para ser livros para desenvolvedores? Não tenho pretensão de escrever aqui uma lista definitiva e restrita a apenas um tópico, mas sim listar alguns livros que pessoalmente acho importantes para desenvolvedores de software e que me marcaram de alguma forma. Nosso trabalho não é só programar direito mas também saber se organizar (ou organizar um time) para que se entregue mais software, com mais qualidade e em tempo recorde, portanto acho esses tópicos super importantes.

Por que um livro sobre JavaScript e nenhum sobre Ruby, Python, Java ou qualquer outra? Tem alguma preferência de linguagens rolando aí? Não tem preferência não. O “Good Parts” é sensacional porquê me fez entender e respeitar JavaScript de um jeito completamente diferente. Não acredita? Leia o livro então! Acha que é perda de tempo? Eu acho que não, JavaScript hoje em dia é uma das linguagens mais populares e é indispensável conhecê-la bem para fazer desde um simples website como este blog até gigantes como Yahoo e Facebook.

Por que todos os livros são em inglês? 99% de toda a literatura relevante de tecnologia é em inglês e em muitos casos não há tradução disponível, portanto se você ainda não está craque, pule esta lista e vá urgentemente aprender inglês antes de mais nada! De todas as linguagens (de programação ou não) que você pode pensar em aprender, essa é provavelmente a mais importante.

Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship
Robert C. Martin
Test Driven Development: By Example Test Driven Development: By Example
Kent Beck
Growing Object-Oriented Software, Guided by Tests Growing Object-Oriented Software, Guided by Tests
Steve Freeman e Nat Pryce
Code Complete: A Practical Handbook of Software Construction Code Complete: A Practical Handbook of Software Construction
Steve McConnell
Working Effectively with Legacy Code Working Effectively with Legacy Code
Michael Feathers
JavaScript: The Good Parts JavaScript: The Good Parts
Douglas Crockford
Kanban: Successful Evolutionary Change for Your Technology Business Kanban: Successful Evolutionary Change for Your Technology Business
David J. Anderson
Lean Software Development: An Agile Toolkit Lean Software Development: An Agile Toolkit
Mary Poppendieck e Tom Poppendieck
The Lean Startup: How Today The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses
Eric Ries
Continuous Delivery: Reliable Software Releases through Build, Test, and Deployment Automation Continuous Delivery: Reliable Software Releases through Build, Test, and Deployment Automation
Jez Humble e David Farley

3 replies on “Mais 10 livros recomendados para desenvolvedores”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *