O Open Hack Day BR 2010 foi sensacional!!!

O Yahoo! Open Hack Day Brasil 2010 foi sensacional! Não tenho palavras para descrever o quanto fiquei feliz ao ver a quantidade enorme de feedbacks positivos que tivemos sobre o evento. Foram três meses de muito trabalho para organizar todos os detalhes e estou imensamente feliz que deu tudo certo!

Yahoo! Open Hack Day Brasil 2010
Foto: Hackers no Senac para o Open Hack Day 2010

O evento começou uma semana antes com a comunidade brasileira de desenvolvedores mostrando sua força! Os Yahoos gringos ficaram assustados com o tamanho da movimentação dos hackers no nosso wiki interagindo e formando times. Mais um exemplo disso foi quando o Eduardo Otubo (@otubo, que inclusive foi o ganhador de uma das categorias) teve a excelente idéia de criar um canal no IRC (#brhackday no Freenode) onde o pessoal começou a trocar idéias antes mesmo do fim de semana.

Quando o evento começou tivemos alguns pequenos problemas de conexão com a Internet mas graças ao feedback dos hackers e ação instantânea do nosso time conseguimos resolver tudo bem rápido. Aliás, passei 36 horas lendo o Meme, Twitter, IRC, circulando e lendo nosso quadro de feedback para garantir que todos estavam tendo seus problemas resolvidos e que tinham as melhores condições possíveis para programar. Eu diria que o destaque foi quando começamos a ser bloqueados pela API do Twitter (porque todos estavam saindo pelo mesmo IP e chegamos rápido ao limite de 150 requests/hora) e o Cody Simms (@cody) rapidamente ligou para nossos amigos do Twitter, que aumentaram generosamente o limite permitido para o nosso IP!

O resultado foi que tivemos hacks incríveis e de altíssima qualidade. O Christian Heilmann (@codepo8) – que assim como o Cody (e o Anil) veio ao Brasil especialmente para participar do Open Hack Day – acabou de escrever um post no blog do Yahoo! Developer Network (YDN) sobre as categorias de prêmios e seus ganhadores:

  • Hack “Keep it local”: “PlaceHacker” por Maurício Maia – uma cópia do Yahoo! Placemaker que funciona com maior precisão no Brasil e com registros em português.
  • Melhor Hack com o Meme: “SlideMeme” por Carlos Duarte do Nascimento e Vanessa Sabino – um hack para postar apresentações do Slideshare no Yahoo! Meme, convertendo as apresentações para GIFs animadas.
  • Melhor hack com YQL: “Gas Finder” por Eduardo Otubo e Luciano Camilo – uma colaboração (na verdade apresentada em dois hacks separados) que criou uma tabela YQL com os preços de gasolina em São Paulo e uma aplicação em Android que te leva para o posto de gasolina mais barato próximo de você.
  • Hack de melhor utilidade pública:: “Infraero BR parser” por Danilo Bento – um conversor e API que permite encontrar rapidamente várias informações de vôos e aeroportos do Brasil.
  • Melhor hack com YAP: “filmes.cc” por David Ruiz e Ricardo Felipe Noronha Martins – uma aplicação com YAP que mostra os horários de cinemas no Brasil e permite convidar amigos para ir com você
  • Melhor hack escolhido pelos hackers e vencedor geral (sim, os hackers e os juízes concordaram): “F1 Results” por Daniel Rodrigues da Costa Filho, Fabio Dan Dias Cardoso e Iraê de Carvalho Brasil – uma visualização incrível dos resultados históricos da Fórmula 1 baseados na Ergast API e usando Canvas, CSS3 e HTML5 para fazer uma ótima interface rica.

Todos os hackers campeões ganharam uma mochila de notebook personalizada do Yahoo! Open Hack, um iPod Touch e o nosso respeito!

Ganhadores do Yahoo! Open Hack Day Brasil 2010
Foto: ganhadores do Yahoo! Open Hack Day Brasil 2010

Veja as fotos no nosso grupo do Flickr e mais posts sobre o evento na página de notícias do nosso wiki. Veja também a lista dos 48 hacks submetidos no Hack.Trackr e o nosso Delicious para alguns links interessantes.

Mais uma vez um obrigado especial para os meus queridos Anil Patel (@anilpatel) e Mayra Attuy (@mayra_attuy) que passaram os últimos três meses comigo ajustando cada detalhe desse evento. Obrigado também a toda equipe do Yahoo! Brasil – em especial Pedro Valente (@pedrovalente) e Antonio Carlos Silveira (@acarlos1000) que ajudaram MUITO – e a todos vocês hackers por terem vindo e hackeado por 24 horas sem parar criando projetos inspiradores, fazendo deste evento um grande sucesso!

Nos vemos no próximo Open Hack Day, aguardem notícias! :)

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

19 Responses to “O Open Hack Day BR 2010 foi sensacional!!!”

  1. Daniel Filho says:

    Muito bom, Chapiewski.

    Sua participação também foi indiscutível, resolvendo problemas rapidamente (hacking problems?) :D

    Organização, infra e tudo nota 10, no mínimo.

    • Obrigado! :) Parabéns pelo hack campeão de vcs! Lembra que eu te falei que acho #F1 irado? Vou virar um usuário do app de vcs, por favor continuem melhorando o projeto!

      • Daniel Filho says:

        Legal!

        Já estou em contato com o David Desandro, vou pedir pra ele soltar o Wii Love Mario Kart com alguma licença open, vamos transformar os gráficos em lib e fazer funcionar de maneira mais fácil e ágil.

        Tudo graças ao Hack Day!

        Abração e, mais uma vez, valeu =D

  2. Marcos Sousa says:

    Oi GC!

    Fui esperando um grande evento, porém surpreendeu todas as minhas expectativas.

    A experiência de codificar com pessoas que você mal se conhece e ter que entregar um produto que agregue valor em 24hs é algo indescritível. Valeu o esforço que fiz para estar aí. Energia e empolgação do pessoal também foi algo que me surpreendeu bastante, 4hs da manhã e muita gente codificando.

    Meus parabéns a você e a toda a equipe do Y! Brasil! Vocês são ninjas! Adorei estar com vocês! Nota 10 para o evento!

  3. [...] aqui um post feito no Blog do Guilherme Chapiewski – ex-colega de empresa – sobre a [...]

  4. Realmente você está de parabéns pelo empenho na organização desse evento, juntamente com os demais yahoos que estavam por lá.
    Sem sombra de dúvida, um dos melhores eventos de ti dos últimos tempos. Tá ali no topo juntamente com o rails summit, mas dadas as diferenças no foco dos dois eventos o YHD foi o melhor.
    Acho que o mais legal é o sentimento que a yahoo conseguiu passar (pelo menos pra mim, imgino que mais gente pense assim também) de realmente saber como tratar e o que querem os hackers de hoje em dia. Fui em outros developers days e tech days e nenhum chegou as pés do YHD, resgatou um sentimento de “yahoo tem muito pano pra manga ainda”, que estava meio perdido, afinal sou do tempo em que tinha yahoo e não tinha google, se é que você entende o que quero dizer.
    Gostei também do clima entre os próprios yahoos que estavam lá, organizando, participando, virando noite, hackeando junto, falando sobre seus trabalhos dentro do yahoo, deu até vontade de pedir vaga pra trabalhar lá. rsrsrs.
    Organização show, Infra impecável, local muito bom, animação total, comida 10, e fechando com coquetel irado.
    Nota 10. parabéns!

  5. Opa! Parabéns, o evento foi muito divertido!

  6. Mais uma vez, parabéns pelo evento e pela organização, seu papel Guilherme foi muito importante, os hacks foram todos de altíssima qualidade, o pessoal super antenado, atenção total do yahoos,,, superou as expectativas,

    Posso dizer com toda segurança que em termos de organização este foi o melhor evento que já fui!!

  7. hlegius says:

    Opa GC !
    Realmente ficou impecável o Yahoo! Open hack deste ano. Sem nenhuma dúvida afirmo que foi o melhor evento que já participei !
    Gente finíssina, excelentes projetos e organização impecável.

    Definitivamente o Yahoo! sabe tratar os developers :) #yahoofanboy
    Obrigado por tudo, rapaz !

    Abraços !

  8. Sidney says:

    Guilherme….. seu Meme morreu?
    Tem um cachorro lá dizendo que nã te encontrou
    =D

  9. otubo says:

    Opa!

    Olha, evento sensacional, cara. Parabéns mesmo. Deixei minhas impressões lá no otubo.net. Espero que goste :-)

    Abraço e até o próximo!

    link: http://www.otubo.net/2010/03/otubo-no-yahoo-open-hack-day-brasil_22.html

  10. Parabéns a todos! Estava demais. :)

  11. Parabéns pela belo trabalho no evento, Guilherme. O open hack day é sempre uma experiencia incrível para mim Em 24 horas desenvolvi uma aplicação em flash sendo que nunca programei nesta linguagem. Graças aos bons samaritanos do hack day consergui as informações de como copilar, publicar e alguns comando que conhecia em outras linguagem mas não em flash. Tudo de bom e até

  12. [...] mesmo “fenômeno” aconteceu no Yahoo! Open Hack Day que fizemos em São Paulo em março. Muitas pessoas acharam estranho e ficaram abismadas pelo fato [...]

  13. [...] caneta bacanuda da Oracle, cupcake da Cupcakeria, e a Bani ainda ganhou um iPod Touch (é, a gente atrai eles :-) ) da IBM escrevendo uma frase gigante sobre Gestão Colaborativa do Ciclo de Vida da [...]

Leave a Reply