[EDTED Florianópolis] Eu fui!

Nesse último sábado estive em Florianópolis participando do 14o. Encontro de Design e Tecnologia Digital (ou simplesmente #edted para os “Twitteiros”). O evento já passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo e ainda vai passar por mais 6 cidades até o fim do ano (veja a programação).

Nas outras duas cidades percebí que minha apresentação ficou confusa porque fiz uma mistura de tecnologia com processo de desenvolvimento que eu senti que não deu muito certo. Então em Floripa decidi jogar todo o plano fora e fazer um totalmente novo, separando em duas apresentações.

Introdução a metodologias ágeis

Nessa apresentação tentei explicar metodologias de desenvolvimento ágil de software da forma mais simples e mais abrangente possível. Meu objetivo era fazer algo que pudesse servir tanto para quem nunca teve nenhum contato saber do que se trata como para quem já conhece aprender alguma coisa nova. Para isso eu fiz um paralelo com algumas historinhas e acabou virando uma apresentação bem humorada, despojada e (acredito eu) fácil de entender. Pelos comentários que li no Twitter parece que dessa vez “acertei a mão”. :)

No final falei de alguns livros para se aprofundar no assunto que foram:

Python Coding Dojo: O primeiro passo para se tornar um programador Python Samurai

Nos últimos meses tenho trabalhado bastante com Python e tenho gostado muito. Graças a isso e a confiança do pessoal da Arteccom no meu trabalho, resolvi fazer uma coisa bem diferente e um pouco ousada: tentar ensinar Python em apenas duas horas usando um formato de Coding Dojo! Essa apresentação foi uma cópia da minha apresentação no PythOnCampus, porém dei uma reduzida no conteúdo, adicionei uma breve introdução sobre Coding Dojo e troquei o formato para ter uma seção prática de programação.

Apesar de ter conseguido fazer uma boa introdução e passado bastante informações sobre a linguagem, é claro que o objetivo não era fazer com que as pessoas saissem de lá sabendo fazer tudo em Python. Elas apenas tiveram um primeiro contato com a linguagem, viram que não é nenhum bicho de 7 cabeças (muito pelo contrário) e ainda se divertiram programando em par no palco, fazendo TDD e resolvendo desafios de programação. Me surpreendi pela procura/interesse do pessoal e pelo feedback me parece que também deu certo.

De quebra também mostrei para o pessoal como funciona um Dojo, quais os objetivos e benefícios. É uma prática muito legal e muito fácil de fazer, qualquer um pode (e deveria) organizar um Dojo na sua empresa ou com seus amigos.

Para quem quiser saber mais sobre o que vimos:

Não vou disponibilizar os slides porque eles em sua maioria só tem um monte de fotos e palavras desconexas que não servem pra nada sem mim, são apenas um suporte para a apresentação. Além do mais, não quero fazer spoiler para o pessoal das outras cidades.

É isso aí pessoal, obrigado pela recepção calorosa e pelo bate papo! Nos vemos na próxima! ;)

Tags: , , , , , , , , , ,

20 Responses to “[EDTED Florianópolis] Eu fui!”

  1. Grande Guilherme! Parabéns pelo excelente trabalho!!!

  2. Opa Guilherme,

    Tudo bom?

    Deixa eu aproveitar que você tá falando sobre Python, Django e aprendizado para fazer um “shameless plug”: eu estou buscando gente interessada em mexer com Python para trabalhar no desenvolvimento do Jobboard.

    O site é todo desenvolvido em Python/Django e é um aplicação para quem quer montar um site de anúncios de empregos. Você pode ver uma instância da aplicação rodando no Job4Dev.

    Eu já tinha razoável experiência com Python, e usei o código original do site do Job4dev justamente para aprender o Django. Eu acho que seria muito bacana poder ter gente interessada e motivada em fazer o mesmo com a versão open-source.

    No pior caso, seria uma forma de me forçar a escrever a documentação. No melhor caso, seria um projeto que ajudaria a construir uma comunidade de desenvolvedores brasileiros.

    Fica a dica e o meu convite para participar do projeto.

    Até mais.

  3. Bom dia Guilherme!

    Estive na sua palestra sobre SCRUM, muito boa mesmo…

    Obrigado por ter participado do evento e parabéns.. Palestra divertida e animada, uma grande forma de se apreender.

    Valeu!

    Sutil

  4. A palestra foi muito boa! Percebi que o pessoal de design também gostou bastante, e isso que normalmente eles olham com cara feia para as metodologias ágeis.. parabéns!

  5. Maicon says:

    Parabéns pela palestra!

    Adorei e ainda tirei algumas dúvidas no intervalo sobre Scrum em apenas 1 equipe x diversos clientes. Me ajudou muito.

    Valeu!

  6. Guilherme, a palestra de Metodologias Ágeis estava muito boa!!
    O exemplo que você usou foi show, parabéns!

  7. Guilherme, adorei a palestra e as dicas que você deu para a nossa equipe. Pouco se encontra sobre metodologias ágeis aplicadas em equipes/tarefas de design no desenvolvimento de software, e quando se trata de design gráfico aí que não se encontra nada mesmo. Valeu!

  8. Olá GC :D

    fiquei alguns dias pensando no que escrever aqui.. mas não é muita coisa, a palestra de metodologias ágeis estava ótima, só na parte que uma pessoa perguntou sobre a documentação para integrar novos membros a um projeto, acho que sua explicação poderia ter sido mais clara sobre a questão dos testes que “documentam” seu código.

    E o Dojo foi sensacional! uma experiência muito boa. Gostei bastante de Python

    E apareça mais no litoral de SC

    Abraços.

  9. Foi mais ou menos assim

    Participante: “Se eu não faço documentação, como fica quando outras pessoas vão entrar no projeto”
    GC: “Mas eu tenho uma aplicação coberta de testes”

    Para quem a já conhece sua resposta é válida, mas naquele ponto as pessoas não estavam situadas com o TDD, então foi o que pode ter ficado confuso, era isso eu acho

    Abraços.

  10. Ruan Carlos says:

    Eu fui no de curitiba, quero dizer estou aqui agora.

    Parabéns pela palestra muito boa.

  11. Fábio Rehm says:

    Oi Guilherme,

    Aguardo o Dojo aqui em Salvador-BA também :-)

    []s

  12. [...] Guilherme Chapiewski Blog sobre desenvolvimento de software e tecnologia « [EDTED Florianópolis] Eu fui! [...]

  13. [...] Aliás, se você estiver procurando material sobre as minhas palestras você pode encontrar no post do EDTED Florianópolis (que foi a [...]

  14. Guilherme, você citou durante o EDTED, algumas ferramentas de automatização de testes de página web. Inclusive uma desenvolvida por sua equipe. Poderia me informar os nomes destas ferramentas?

    A ferramenta que seu pessoal criou, é livre?

    Grato!

  15. Quanto a sua palestra, foi realmente excelente.
    Parabéns! Quando puder, publique os slides.

    Um grande abraço e até o próximo EDTED em Brasília-DF.

  16. Olá, Guilherme. Você tem esta apresentação de Metodologias Ágeis em algum lugar na internet pra eu pode acessar?

    Obrigado!

Leave a Reply