[Encontro de TI] Eu fui!

Ontem tive o prazer de fazer mais uma apresentação no 2o. Encontro de TI organizado pela Arteccom.

Dessa vez eu falei sobre desenvolvimento para web com agilidade. Nos dias de hoje nós desenvolvedores temos ao nosso alcance uma infinidade de ferramentas para desenvolver software com mais qualidade e agilidade, e o meu objetivo foi apresentar rapidamente algumas das opções mais usadas no mercado falando de suas vantages e desvantagens. Falei também um pouco sobre arquitetura de software usando o velho mito do “Rails não escala” como cenário. No final ainda deu tempo de falar sobre alguns dos princípios e mentalidades que eu acredito que qualquer desenvolvedor precisa ter para ser mais produtivo. O tempo foi pouco pra tanto assunto mas no final acabei conseguindo. Espero que quem assistiu tenha gostado! :)

O mais legal foi que a palestra do Fabio Akita – que foi logo depois da minha – encaixou perfeitamente no assunto e deu um belo arremate nessa mesma linha, falando sobre desenvolvimento com agilidade usando Ruby on Rails. Se nós tivessemos combinado não teria sido tão acertado! Outras figurinhas carimbadas também estavam presentes no evento como o Paulo SIlveira da Caelum e o Paulino Michelazzo da Fábrica Livre.

No fim do dia rolou um painel de discussões bem legal com alguns dos palestrantes e quem não teve tempo de fazer perguntas nas apresentações teve chance de participar. Poderia ter sido só um pouquinho mais longo mas mesmo assim valeu.

ETI2: Painel de discussões
* Painel de discussões no encerramento do evento. Foto de Patricia Haddad.

Mesmo já tendo palestrado em eventos anteriores organizados pela Arteccom ainda fico intrigado pelo empenho e organização de todos da equipe. O evento estava muito legal! Mesmo sendo “novatos” neste segmento de TI já estão batendo um bolão. Só falta agora eles aprenderem a escrever o meu nome direito! :)

Sei que algumas pessoas já pediram mas por enquanto não vou disponibilizar os slides para não fazer spoiler, afinal, o Rio de Janeiro foi apenas a primeira etapa do evento. Nos próximos meses estaremos em São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Nos vemos lá!

Tags: , , , , , ,

12 Responses to “[Encontro de TI] Eu fui!”

  1. Diogo Terror says:

    Legal, foi realmente muito bom. O legal é que Rails e Django meio que fizeram ripples de palestra em palestra e se tornaram o ‘tema’ do evento.

  2. Bruno Amaral says:

    Muito boa palestra Guilherme.

    Você tem um dom especial para dar palestras. Parabéns.

    Eu já tinha curiosidade em conhecer Ruby on Rails, depois de sua palestra, a curiosidade passou e agora já estou brincando com Ruby. Ontem mesmo já fiz meu primeiro Hello World. HAHAHAHAHA.

    Abraço.
    Bruno Amaral

  3. Opa, floripa!

    aparece ai pra gente tomar uma cerveja…

  4. Bom saber, já coloquei na minha agenda o dia 25/07 pra não esquecer até lá de prestegiar esse evento ;)

    []’s

  5. Phpsaux says:

    Muito fraco o evento… na minha opinião, a sua palestra e do Akita… salvou o evento.

  6. [...] Guilherme Chapiewski [...]

  7. Fala Guilherme, bacana sua palestra, parabéns.

    Eu ia te fazer uma pergunta na mesa redonda, mas como vc mesmo disse, ela acabou muito rápido.. minha p,ergunta foi cortada aos 45m do segundo tempo hehe

    Mas eu te mandei a pergunta pro email (seu do GMAIL), depois se puder, dá uma olhada :)

    []s

  8. [...] depois encontrei com as outras duas feras: Fábio Akita da Locaweb e Guilherme da Globo.com. Ambos também palestrantes apresentaram nesta área de TI palestras sobre [...]

Leave a Reply