Categories
Etc.

2009: ano novo, vida nova

O ano novo é sempre um momento de reflexão e mudanças na vida de muita gente. Comigo não foi diferente. 🙂

Em 2008, por conta do forte movimento para adoção de Scrum aqui na Globo.com, meu blog acabou virando quase que totalmente sobre metodologias ágeis e afins. Por um lado foi muito bom porque durante esse ano pude explorar vários aspectos dessas metodologias e entender profundamente vários motivos e princípios por trás de várias coisas. Por outro lado, acabei falando muito menos do que gostaria sobre minhas raizes… Minha maior especialidade e o que me dá mais prazer é explorar coisas novas, escrever código e desenvolver software. Em 2009 pretendo falar muito mais sobre isso do que qualquer outra coisa.

A segunda mudança é que estou em novos desafios na Globo.com (e por isso ando postando pouco). Depois de dois anos, muitas vitórias e conquistas, no fim de dezembro deixei minha antiga equipe de WebMedia para atuar como evangelista e líder de desenvolvimento de software na Globo.com.

O desafio dessa nova equipe é grande: impregnar a empresa inteira com práticas de desenvolvimento ágil e qualidade de software. Não estamos montando um dos famosos “escritórios de arquitetura” e nem definindo padrões para as equipes trabalharem, mas sim vamos liderar, dar apoio e estimular inovações em desenvolvimento de software, implantar técnicas de desenvolvimento ágil e boas práticas de desenvolvimento e arquitetura de software. Ok, vamos ajudar com processos também, eu assumo – afinal ninguém é de ferro. Para isso tudo vamos fazer vários treinamentos, workshops, vamos trabalhar infiltrados nos times fazendo mentoring com todos os desenvolvedores e sujando a mão de graxa; dentre outras coisas. Traduzindo: diversão garantida e muita história pra contar por um bom tempo!

Já estamos fazendo muitas coisas legais e já começo a ver alguns resultados animadores. Aos poucos vou contando as iniciativas e as novidades!

13 replies on “2009: ano novo, vida nova”

Gostaria de trabalhar com metodologia ágeis, onde trabalho mexemos com o velho tradicional.

Mantenha-nos informado dessa nova empreitada.

Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *