Desbloqueio/Unlock do iPhone 3G com yellowsn0w: seja livre para usar seu iPhone em qualquer operadora!

Atenção: este post deixou de ser atualizado no dia 8/janeiro/2009. Certifique-se de que esse método ainda é válido antes de continuar.

No dia 1 de janeiro (conhecido também como “ontem”) o iPhone Dev Team lançou o yellowsn0w, o software que permite que seu iPhone 3G possa ser usado com qualquer chip de qualquer operadora (no meu caso é a TIM). Chega de StealthSIM e UniversalSIM!

O processo de desbloqueio é relativamente simples mas como é muito novo ainda não está bem documentado – principalmente se você nunca desbloqueou ou fez jailbreak num iPhone antes. Passei também por alguns problemas e conseguí me virar graças a informações que estão espahadas em vários lugares, por isso decidí fazer esse guia para facilitar a vida de quem está pretendendo desbloquear o seu iPhone 3G (baseado no guia de desbloqueio do CrunchGear e mais alguns outros, só que mais completo/explicado e em português).

É importante frisar que eu não fiz este processo no Windows. Tudo que está descrito aqui foi feito no Mac OS X versão 10.5.6 com todos os updates possíveis de sistema operacional e iTunes instalados.

Atenção: os softwares usados nesse processo são beta e não há 100% de garantia que o processo vá funcionar. Apesar de haverem vários relatos de sucesso também há alguns relatos de pessoas que tiveram problemas como não receber/fazer ligações corretamente. Comigo funcionou, mas se você quiser fazer é por sua conta e risco! Não me responsabilizo por qualquer tipo de dano ou não funcionamento em seu aparelho.

Se durante o processo você tiver qualquer problema, tome uma cerveja e inicie tudo novamente com mais calma.

Passo 0: retire o SIM do iPhone

Update: Certifique-se de ter retirado o SIM do seu iPhone antes de iniciar o processo, especialmente se você estiver usando algum proxy SIM como o UniversalSIM. Se você já fez o processo com algum SIM inserido, retire-o e comece tudo novamente.

Passo 1: atualizando o baseband para 02.28.00

A primeira coisa a se fazer é atualizar o baseband do iPhone para a versão mais nova, a 02.28.00. Esse baseband faz parte do último firmware lançado pela Apple, o firmware 2.2. Antes acreditava-se que atualizar o baseband tornaria impossível ou difícil o desbloqueio por software mas é justamente o contrário.

Para atualizar o baseband basta apenas fazer o update do iPhone para o firmware 2.2 selecionado a opção “Update” no iTunes. O iTunes irá baixar o firmware 2.2 (que é o último disponível) e atualizar o iPhone, que ficará desativado e travado exatamente como ele vêm de fábrica. Este processo pode demorar de 5 a 15 minutos e você não deve mexer ou rebootar o iPhone manualmente. Deixe que ele termine o processo até aparecer a tela de ativação.

Se você preferir baixar o firmware manualmente, o site ModMyiPhone.com tem o link para baixá-lo – mas isso não é necessário se você não quiser.


* retirado de CrunchGear.com

Passo 2: patch para poder colocar o iPhone em “DFU mode”

Se a sua versão de Mac OS X for 10.5.5 ou inferior pode pular este passo e ir para o próximo.

Se a sua versão de Mac OS X é 10.5.6 como a minha, você não conseguirá colocar o iPhone em DFU mode (Device Firmware Update) porque acredita-se que haja algum bug no driver da USB introduzido na versão 10.5.6. Para corrigí-lo é necessário executar um patch produzido pelo volkspost do Hackint0sh.

O patch pode ser encontrado no site iPhoneHacks.com e é muito simples de ser feito, basta seguir as instruções disponíveis nesta página.

Após o patch seu sistema operacional será reiniciado.

Update: Algumas pessoas reportaram que não conseguiram fazer o iPhone entrar em DFU mode mesmo após o patch do volkspost. Como este problema está relacionado a um bug no driver USB do Mac OS X, uma opção alternativa é fazer o processo de Quickpwn no Windows que não tem este problema. A versão para Windows está disponível no site do Quickpwn.

Passo 3: ativação, jailbreak e instalação do Cydia

Com o baseband atualizado agora é necessário ativar o iPhone, fazer o jailbreak e instalar o Cydia para através dele instalar o yellowsn0w. Para isso vamos instalar no iPhone um novo firmware 2.2 customizado pelo Quickpwn.

Baixe a versão 2.2 do Quickpwn no site deles, instale e execute-o.


* retirado de CrunchGear.com

Na tela acima, seleciona a opção iPhone 3G (o Quickpwn normalmente seleciona esta opção automaticamente quando você conecta o iPhone).


* retirado de CrunchGear.com

Em seguida, o Quickpwn fará um build de um firmware customizado baseado no firmware original 2.2 que você baixou anteriormente pelo iTunes. Esse firmware já está com o sistema ativado, com jailbreak feito e com Cydia e Installer instalados.

Ao terminar de fazer o build, o Quickpwn pedirá que você coloque o iPhone em DFU mode (o modo de atualização de firmware). Se você está com o Mac OS X 10.5.6 certifique-se que você já fez o fix do volkspost para re-habilitar o DFU mode. Se a sua versão é 10.5.5 ou se você já fez o fix, siga em frente sem se preocupar e siga até o final as instruções do Quickpwn.


* retirado de CrunchGear.com

Ele deverá começar a copiar o firmware e alguns arquivos para o seu iPhone…


* retirado de CrunchGear.com

E no final do processo mostrará uma tela como essa abaixo.


* retirado de CrunchGear.com

Se você chegou neste ponto, quando o seu iPhone 3G reiniciar você já estará com ele ativado, com jailbreak feito e com os softwares necessários (Cydia e Installer) instalados. O iPhone está parcialmente funcionando – só não faz ligações ainda.

Passo 4: instalação do yellowsn0w

Instale o yellowsn0w pelo Cydia. Se você nunca usou o Cydia antes, o site AppleiPhoneApps.com tem um bom tutorial de como fazê-lo.

Para fazer com que o yellowsn0w fique disponível na lista de pacotes é necessário adicionar o repositório abaixo. Abra o Cydia, vá na opção “Manage”, selecione “Sources”, depois “Edit”, depois “Add” e digite a URL http://apt9.yellowsn0w.com/ conforme a imagem abaixo:


* retirado de CrunchGear.com

ATENÇÃO, NÃO COLOQUE ESTA URL NO BROWSER conforme alerta o iPhone Dev Team.

Depois de adicionar o repositório no Cydia, procure pelo yellowsn0w entre os pacotes disponíveis e instale-o. No momento que escrevo este tutorial a última versão disponível é a 0.9.4 0.9.5 0.9.6. Vá em “Sections”, selecione “All Packages”, procure pelo yellowsn0w e clique para ir para a tela de instalação:


* retirado de CrunchGear.com

Selecione a opção “Install” e depois “Confirm”.

Quando a instalação terminar, reinicie o iPhone e… TA-DA!!! Agora o iPhone 3G deve pegar sinal e funcionar perfeitamente! Veja a barra de sinal:

Update: Antes era necessário fazer um processo de retirar e colocar o chip toda vez que o iPhone era re-ligado. Com a versão 0.9.6 isso tornou-se desnecessário, bastando apenas reiniciar o iPhone após instalar o yellowsn0w.

Enjoy!

Referências

Tags: , , , , ,

32 Responses to “Desbloqueio/Unlock do iPhone 3G com yellowsn0w: seja livre para usar seu iPhone em qualquer operadora!”

  1. Norman says:

    Guilherme parabéns! Fiz o que você descreveu. Já havia seguido esses passos pelo site da Dev Team tb, mas meu problema é que quando faço ligações, o sinal cai e trava o sinal, tenho que tirar o chip e reinseri-lo para voltar, mas só recebo ligações e recebo/mando SMS’s. Alguma sugestão? uso a CLARO!
    Abraços e Feliz 2009

  2. Andre says:

    Boa Noite, fiz tudo como vc passou nesse excelente tutorial, mas quando vou fazer ligações, o sinal some e só fica o nome da operadora.
    Por favor, me ajude.

  3. Madilson says:

    Bom dia! Guilherme fiz exatamente o que estava descrito no tutorial, porém quando vou fazer alguma ligação o sinal some. Vc sabe se está faltando algum outro produto a ser instalado?

    Abraços

  4. [...] vou escrever sobre como fazer o unlock do iPhone 3G, que o Dev Team liberou na semana passada. O Guilherme Chapiewski fez um post passo a passo de como fazer para destravar o iPhone 3G, vale a leitura para os que, assim como eu, conseguiram [...]

  5. @Norman, Andre e Madilson,

    Tentem então fazer um passo adicional.

    Após retirar e colocar o chip novamente no passo 5, espere alguns segundos, coloque em “Airplane Mode”, aguarde 10 segundos e retire desse modo para ver se muda alguma coisa.

    Esse procedimento está descrito no site do yellowsn0w: http://www.yellowsn0w.net/2009/01/download-yellowsn0w.html

    [ ]s, gc

  6. Pessoal,

    Acabei de ver também que a nova versão do yellowsn0w (0.9.5) corrige uma porção de bugs relacionados a fazer e receber ligações. Talvez o problema de vocês seja resolvido se vocês atualizarem para a última versão do yellowsn0w, repetindo somente os passos 4 e 5.

    [ ]s, gc

  7. Luiz Aguiar says:

    GC, deixei eu fazer uma pergunta mais simplória, é possível comprar um iPhone lá fora, e antes de habilitar ele fazer esse desbloqueio?

    []’s

  8. Sim, é possível. Qualquer iPhone 3G pode sofrer esse processo, não importa onde tenha sido comprado.

    No meu caso o meu telefone é canadense, comprado na Rogers. Eu estava usando com um Universal SIM, e agora estou usando desbloqueado com yellowsn0w.

    [ ]s, gc

  9. Neto Silva says:

    Olá Pessoal! Eu achei a solução pra deficiencia das ligações, quando vcs instalarem o “BossPrefs” instalem tbem o “BossPrefs YelloowSn0w” ele que vai ativar o YellowSn0w, e quando desligarem as opções 3G e Edge, liguem o YellowSn0w logo abaixo e em seguida pressione “Power”. Selecione a opção “Reboot” e espere o seu iPhone reiniciar. Quando reiniciar NÃO precisa tirar o chip, ele já reinicia com a nova operadora, com sinal e não caem as ligações. Eu fiz no meu aqui na Espanha pela movistar e deu certo de primeira agora estou usando a orange. Abraço

  10. Fernanda Bandeira says:

    Guilherme, fiz todo o processo conforme você orientou. Da primeira vez que fiz eu não tinha suas instruções, parei no passo 4, coloquei o airplane mode on and off, tirei e recoloquei o chip mil vezes. Quando vi seu comentário no Yellowsn0w feedback, pensei “minha salvação”. Instalei o BossPrefs, mas ele não consegue colocar meu Edge off. Eu coloco em off e ele volta para on. Tentei então fazer o passo 5 mantendo o Edge on. E não pega o sinal de jeito nenhum. Fica daquele jeito que ainda não pegou o sinal e depois de um tempo dá No Service. O telefone é mexicano (ai ai) e meu chip é da Telemig Celular (agora VIVO – só no nome ainda pois a estrutura é toda Telemig). O GPRS da Telemig Celular é originalmente Edge. O que vc acha disso? Teria alguma sugestão? De qualquer forma, super obrigada!

  11. @Neto

    Ótimo saber disso!!! Vou testar agora e falo como foi.

    @Fernanda

    Tente fazer esse procedimento que o Neto falou para ver se ajuda em algo…

    [ ]s, gc

  12. @Neto

    Pra mim não funcionou não… Tentei de várias formas diferentes (incluindo a que vc falou) e nada…

  13. Fernanda Bandeira says:

    Guilherme,
    Nada ainda… continuo com a situação estranha de não conseguir colocar o Edge off no BossPrefs. Inclusive sem o SIM.
    E vamos tentando…

  14. Fernanda Bandeira says:

    E consegui!!!
    Vi num outro blog a sugestão de usar o Mobile Terminal. Baixei no Cydia.
    Primeiro, rebootei e dei “killall yellowsn0w” até o PID ficar entre 9-13 (ficou em 12, confere-se com “ps x”). Coloquei o yellowsn0w ON no BossPrefs (o Edge continuou ON pois continuei não conseguindo dar off). Dei “yellowsn0w -c” e “yellowsn0w -r”. Fui no airplane mode, dei on e off e funcionou. Nem acreditei!
    Obrigada pela ajuda!!

  15. FERNANDO says:

    Ae guilherme valeu pelas dicas ai
    consegui desbloquear, agora vou aprender a mexer
    um abraço

  16. Marcellus says:

    PESSOAL TENHO UMA DÚVIDA DE IMPORTÂNCIA A TODOS, ACHO.
    POR EXEMPLO SE EU FIZER A INSTALAÇÃO DO YELLOWSN0W 0.96 E NÃO FUNCIONAR, TEM COMO EU DESISTALAR ELE E O IPHONE VOLTARÁ A FUNCIONAR COM MINHA OPERADORA ORIGINAL, OU SEJA, A VIVO? OU NÃO FUNCIONARÁ COM MAIS NENHUMA DEPOIS DA INSTALAÇÃO, SE DER ERRO?
    OUTRA COISA, SE TIVER SUCESSO NA INSTALAÇÃO DO MESMO, COMO FICA O ITUNES? ELE RECONHECERÁ SEM TRAVAR O CEL? ESSE É MEU SEGUNDO MEDO.

  17. @Marcellus

    O yellowsn0w pode ser desinstalado sem problemas e seu telefone volta ao normal. O problema é que nesse caso eu acho que você terá que levá-lo na operadora novamente para fazer a ativação.

    Se vc tentar fazer isso depois conta pra gente qual foi o resultado :)

    [ ]s, gc

  18. wally says:

    cara sou leigo no negocio ainda .. entendi quase tudo, mas nao entendi 2 coisas, seguinte .. “Ao terminar de fazer o build, o Quickpwn pedirá que você coloque o iPhone em DFU mode (o modo de atualização de firmware). Se você está com o Mac OS X 10.5.6 certifique-se que você já fez o fix do volkspost para re-habilitar o DFU mode. Se a sua versão é 10.5.5 ou se você já fez o fix, siga em frente sem se preocupar e siga até o final as instruções do Quickpwn.” a minha versao é Mac OS X 10.4.11, ou seja, inferior, mas mesmo assim eu nao entendi o que é DFU MODE, como se altera isso e o que é FIX? … a segunda coisa que nao entendi é esse problema que eu vi que a maioria da galera falou da perda do sinal, que ele some e nao conseguem receber ligaçoes, vi que voce deu uma outra explicaçao de como tentar arrumar isso, so q nao entendi a sua explicaçao e nem a dos outros usuarios .. desculpe pelas duvidas, mas falei que sou meio leigo, nunca desbloquiei .. abraço

  19. Marcellus says:

    muito obrigado guilherme, entendi direitinho,porem o maior problema,é que não tenho a nota fiscal do aparelho, comprei de um colega que conseguiu um preço especial por trabalhar na vivo,porem sem nota fiscal.
    o que vc acha que devo fazer? vc arriscaria? será que precisará dessa ativação mesmo se der errado o yellowsn0w? ele mexe com todas configurações de operadoras? se for assim é bem arriscado esse processo,não sei se vou tentar. o que vc acha? pode me dar uma opinião?

  20. @Marcellus

    Eu acho que a nova versão do yellowsn0w está bem mais estável e o processo como um todo tem dado certo para todas as pessoas que eu conheço. Algumas pessoas na internet relatam problemas, mas mesmo assim o percentual de sucesso me parece que é bem alto.

    Se der errado – o que eu acho difícil se vc fizer o processo certinho – você pode resetar o iPhone e ele fica novinho como veio da fábrica.

    Enfim, acho que é uma decisão sua. Eu fiz e deu certo :)

    [ ]s, gc

  21. irp says:

    Boa noite!
    Ja consegui desbloquear aiphone 3G para a TMN com esta informação fantástica.
    O que eu não consigo, apesar de ter tarifario de internet no tm, é aceder internet via 3G.
    Será que alguem me consegue, no Settings/General/Network/Cellular Data Network, o APN, o Username e a Password par a tmn?
    Obrigada.
    irp

  22. Junimba says:

    Olá Guilherme,
    Tudo perfeeeito!!! Demais!!!
    Valeu! Manda o Azamba fazer o mesmo no dele agora!!
    abs, Junimba!

  23. wally says:

    cara fiz o desbloqueio e ta tudo certinhoo .. porem nao consigo mais usar a internet 3g .. alguem poderia me ajudar? ele da o seguinte recado quando vou no safari navegar ” o safari nao pode abrir a paguna pq nao esta conectado a internet” e nao sai .. o que pode ser isso?

  24. @wally

    Você já viu se a configuração do 3G não está em branco? Quando eu fiz o update ele tb apagou minhas configurações de APN e eu tive que colocar novamente na mão…

    [ ]s, gc

  25. Uma dica para quem comprou o iPhone aqui no Brasil:

    nós compramos um iPhone da Tim e conseguimos fazer o desbloqueio legalmente pela própria operadora. O processo é meio aos trancos e barrancos, mas nós conseguimos no final das contas.

    Damos algumas dicas aqui:
    http://www.mobits.com.br/2009/1/27/desbloqueando-o-iphone-legalmente

  26. Ricardo says:

    Guilherme, acho que vale a pena colocar está observação da Dev-Team no post sobre a nova versão:

    “Yellowsn0w will NOT work with the baseband version (02.30.03) that is present in the recent 2.2.1 update. If you want to use Yellownsn0w you will need to create and restore using a custom .ipsw that will allow you to update safely to 2.2.1 without applying the 02.30.03 baseband update. You’ll then have a 3G iPhone running 2.2.1 with an older baseband version that is still vulnerable to yellowsn0w, following these steps ensures that yellowsn0w will still operate”

  27. Leandro says:

    Guilherme por favor, eu tambem comprei o meu de um amigo…tudo bem..mas o meu da o mesmo problema da fernanda….fica tipo “no service” o meu eh vivo… quando puis tranquilo mas depois no service…se puder me adiciona no msn pra vc me dar uma ajudinha….leandrinhu.710@hotmail.com

    Brigado..

  28. Tha says:

    alguem tem ideia de como fazer essa operacao que o ricardo disse aí em cima? eu nao entendi mto bem, se alguem puder dar uma maozinha =)
    o meu iphone eh 02.30.02 e nao entendi como que faz p usar esse “custom .ipsw”
    obrigadaaa

  29. [...] o feito do iPhone Dev Team, aviso que o Guilherme Chapiewski disponibilizou em seu blog um ótimo passo a passo para o desbloqueio por software do iPhone 3G, sem a necessidade de Proxy SIM’s – muito útil para os que adquiriram o aparelho fora do [...]

  30. israel says:

    meu iphone travou nenha de seguransa como faso para desbloquear

  31. E você acha que daria para aplicar isso no IOS 5?

Leave a Reply