Mais sobre Product Owners

Para os Product Owners de plantão, seguem alguns artigos interessantes:

Em primeiro, Roman Pichler escreveu um excelente artigo no InfoQ entitulado “Creating Product Owner Success” com vários insights sobre como ser um Product Owner de sucesso. Além disso ele também fala de alguns erros comuns cometidos nesse papel. Há uma lista de outros artigos sobre Scrum e P.O.s no site do Roman, vale a pena dar uma vasculhada.

O segundo artigo é do Rodrigo Yoshima entitulado “Product Owner: Um de$graçado ganancio$o”. O Rodrigo colocou um ponto interessante que eu também vejo acontecendo em alguns projetos: a falta de compromisso com o ROI. O Scrum é totalmente “ROI-oriented” e é absolutamente essencial que o P.O. entenda isso plenamente para o sucesso dos projetos.

E por último, o Danilo Bardusco escreveu sobre “Product Owner Técnicos”, argumentando porque o P.O. também deve ter bons conhecimentos técnicos e como isso é benéfico para que ele possa guiar bem o time e expressar melhor suas idéias.

Além disso, há uns meses escreví sobre esse mesmo assunto referenciando um artigo do Antonio Carlos Silveira sobre “O papel do Product Owner e priorização do Product Backlog”, que também vale a pena ler.

Tags: , ,

4 Responses to “Mais sobre Product Owners”

  1. O texto do InfoQ fala em grande parte sobre o papel de um analista de negócios em projetos ágeis e consegue fazer a proeza de não citar este papel. Estariam Scrummers ignorando o que a comunidade ágil vem fazendo há uma década?

  2. Ele cita Scrum sim. A primeira linha do artigo inclusive é “The Product Owner in Scrum [...]“

    Apesar disso eu acho que vc está certo: o artigo definitivamente serve para qualquer metodologia ágil.

  3. Você não entendeu, Guilherme, o que ele não cita são Analistas de Negócios. ‘Product Owner’ é um termo do Scrum mas suas responsabilidades e mesmo o papel em si existem em praticamente qualquer projeto agil.

  4. Ahhhhhhhhhhh cacete.

    Leitura dinâmica é fogo, agora que eu entendí. Vc tem razão :)

Leave a Reply