[off-topic] Anonimato: escudo dos covardes

Se tem uma coisa que me deixa revoltado é quando as pessoas vêm aqui no meu blog e me criticam e insultam anonimamente. Eu gosto de críticas, porque elas me fazem refletir e me ajudam a melhorar. As críticas são oportunidades genuínas para que você possa pensar no que está fazendo de errado, se ajustar e evoluir.

O que me deixa revoltado são os comentários anônimos extremamente maldosos e insultos que vocês nem imaginam, que obviamente eu não aprovo. Na boa, isso não pode ser sério. Se alguém não diz o seu nome quando critica, no mínimo não tem moral, não tem certeza, ou não tem peito para assumir o que está falando. A própria Constituição Brasileira garante o direito à liberdade de expressão, mas veda o anonimato.

No GUJ, por exemplo, já cansei de vér tópicos com críticas violentas, e o mais engraçado é que esses tópicos normalmente são criados por pessoas como “laranjada”, “Borat” ou qualquer outra coisa aleatória. O problema não são os apelidos, mas sim o fato das pessoas não se identificarem. Isso é covardia. E o pior é que algumas pessoas são tão inocentes que nem se preocupam em esconder seu endereço IP, e dá pra saber facilmente quem são. Outras são tão covardes que além de usarem um pseudônimo, usam um proxy para manter seu endereço anônimo…

Em toda minha vida virtual, sempre usei meu nome verdadeiro em listas de discussões, blogs, fóruns ou qualquer outra coisa que se possa imaginar. Faço isso por um motivo muito simples: eu quero que as pessoas me respeitem e me levem a sério quando falo.

Quando alguém tem caráter, personalidade e confia no que está dizendo, não precisa se esconder no anonimato.

Tags: , , ,

23 Responses to “[off-topic] Anonimato: escudo dos covardes”

  1. Bairos says:

    Don’t bother. Just a bunch of loosers. :)

  2. muanis says:

    tai, concordo com voce.

    O slashdot tem uma forma interessante de lidar com isso. Classificam o autor como “anonymous coward” e deixam esses comentarios numa camada abaixo. No modo normal o threshold ou filtro de comentarios nao os mostra.

    Vc nao pode ligar pra uma critica desse tipo, se voce gosta de escrever sua opiniao tem mesmo que faze-lo com seu nome e nao com um fancy name qualquer.

    Por isso a vida toda usei meu nome como email, login, username etc

    Inte++

  3. Não esquenta não. Gente assim joga verde para colher maduro, cria intrigas em busca de tempestades. A melhor resposta para isso você ignorá-las e dizer: “ok, próximo”.

  4. O problema é que se eles queriam incomodar, agora eles sabem que estão conseguindo. Acho que é melhor ignorar mesmo, como também acho que esse post não e off-topic, tem a ver com a comunidade do desenvolvimento de software que eu tanto gosto.

  5. Tá aí. Acho que vou alterar o meu wordpress para os anônimos aparecerem como “Covarde Anônimo”.

  6. André Pinto says:

    Cara, se fosse você nem escreveria este tópico… Apenas irá “alimentar” mais ainda esses covardes… Acho que nessa situação o desprezo é o melhor remédio, um dia cansarão…

  7. No GUJ chega a ser engraçado inclusive. Já vi casos em que um cidadão posta algo sobre uma ferramenta qualquer e ele mesmo como laranja responde, dizendo que a tal ferramenta é ótima, fazendo altos elogios.

    Achei o post muito relevante.

    Abraço!

  8. Meu amigo, as coisas tem a importância que damos a elas. As criticas deste tipo são escritas mas cabe você escolher se elas serão “lidas”. Lembre-se do que falei outro dia, as vezes esse é preço que pagamos pela “fama”. UM conselho: aprenda escutar sem ouvir, a ler sem entender, apenas sintonize e gaste energia naquilo que valha a pena. Você é maior que estas criticas. Haja como tal. Continue caminhando. Admiro muito você.

  9. Bruno says:

    Bom cara, tenho o seu blog assim como o do shoes e outros como ótima referência de informação, pra ser honesto eu fico incomodado é quando vocês não postam. Simplesmente porque o conteúdo é muito bom, e muitas vezes como estamos restritos a “algum mundo” no qual nosso trabalho possa nos alienar, podemos vir e ler informações de conteúdo.

    Não te esquenta a mediocridade impera nas pessoas incapazes de produzir algum conteúdo realmente interessante, infelizmente, a internet nos trás coisas boas e ruins.

    Todo material publicado aqui, e todos os blogs contidos na sua lista do blogroll estão entre as coisas realmente boas.

    Um abração

  10. Guilherme,

    Faz um tempo que acompanho seu trabalho e admiro muito. Tenho certeza que seu post foi apenas um desabafo e não irá te atrapalhar. Continue em frente e sucesso !!!

  11. Guilherme Costa says:

    Guilherme,

    Muito interessante essa questao, mas tu pode observar os resultados. Por exemplo, tu comentou que sempre usou o nome verdadeiro no mundo virtual, ficando facil o cara entender pq tu tem uma posicao de lideranca em um dos melhores departamentos de TI do brasil. O que gera um pouco de inveja nesses anonimos desqualificados!!

    Ignora esse tipo de pessoa e continua com o ótimo trabalho e excelentes posts. Com certeza tu tem mais “alunos” silenciosos do que bagunceiros desqualificados.

    Grande abraco,
    Guilherme Costa

    PS.: Nossos pais tem ótimo gosto para nomes de filhos!!!!

  12. Andrik Albuquerque says:

    Olá Guilherme, acompanho o seu blog e com certeza você faz um ótimo trabalho. Sobre o fato de receber comentários ofensivos, não dê bola e siga tranquilo. Saiu uma reportagem na Veja, se eu não me engano, falando justamente sobre um código de conduta nos blogs, onde era citado o famoso caso da Kathy Sierra. O entrevistado, contrário ao código, comentou que as pessoas podem colocar alertas nos seus blogs informando os leitores que comentários ofensivos não serão aceitos. Bom está aí mais uma alternativa para não liberar o comentário anônimo, pois desta forma eles estarão conseguindo o que querem que é aparecer

    []’s

  13. Marinho says:

    Guilherme,

    Não liga não meu camarada, pois isso eh pura inveja…. ;)

    []’s
    Marinho

  14. Chapa, uma vez você me disse que “ao escrever um blog você vai receber muitos elogios e o dobro de criticas”, acho que isso é bem verdade, agora resta aprender como filtrar essas critias no que é construtivo e o que é besteira. Aproveite o que é bom, reflita e use no seu crescimento, o que não for delete e siga a vida!

  15. Existem realmente muitas pessoas que realmente gostam de criticar amigo, mas faça como nossos outros amigos fazem. Ignore as criticas depreciativas, e pegue somente aquelas que ajudam a crecermos. Pois essas valem apena pegarmos e fazermos bom uso delas para melhorarmos todos os dias. Boa sorte e continue fazendo um otimo trabalho como venho acompanhando a vários meses. Otimos Códigos.

  16. Faz muito bem em bloquear, Guilherme!
    O pior é quando eles vem cobrar democracia no MEU blog para me xingar.
    Democracia é para governo, não para propriedade privada que é o caso do blog que mantenho e pago para isso.
    Críticas são interessantes, xingamentos eu simplesmente ignoro, mesmo que não seja anônimo eu somente marco como span e pronto, não perco nem o tempo respondendo.

  17. “Mentes pequenas discutem PESSOAS
    Mentes medianas discutem EVENTOS
    Mentes brilhantes discutem IDÉIAS”.

    Salve, Guilherme!
    Seu site é um dos melhores points de IDÉIAS, da blogosfera de TI.
    Keep walking, man!

    Grande abraço!

  18. Valeu galera, obrigado a todos! :)

  19. Robert says:

    Guilherme, lendo este post lembrei de um texto de uma pessoa que julgo ser bem inteligente (e escreve muito bem): Luciano Pires. Já ouviu falar? Dia desses ele recebeu um email com duras críticas de um sujeito. Veja o que ele disse a respeito:

    Imediatamente preparei-me para redigir um e-mail dizendo que um analfabeto funcional que escreve “inesistente” e “babaquisses” não pode mesmo gostar de meus textos. Mas lembrei-me de um ensinamento budista: devemos tratar elogios e críticas como presentes. Se você recebe um presente, mas decide não aceitá-lo, o que acontece? A pessoa que o entregou leva de volta…

    Pense nisso. E se quiser ler o texto (que acabei copiando no meu blog), está aqui: http://www.libotti.com/robert/index.php/2008/02/02/quem-escreve/

    []´s

  20. [...] Guilherme Chapiewski dia desses reclamou sobre o covarde que se esconde sob o anonimato para xingar na propriedade privada dos [...]

  21. Rodrigo Veiga says:

    Encare positivamente. Ninguém tenta ofuscar aquilo que não tem valor.

  22. Gabriel A.T says:

    Não tenho absolutamente nada contra o anonimato, especialmente quando ele é o único a garantir que coisas denúncias ou pontos de vista chegem à público sem que o autor das mesmas, necessariamente, sofra punição severa (falo em âmbito governamental e de mídia, especialmente).

    Agora, quando o anonimato é usado para isso – virtual bullying ou, mais diretamente falando, medo de dar a cara à tapa mesmo, falta de coragem de engajar em um debate -, aí é realmente deplorável. Coisa de gente fraca, incapaz e insegura.

    Parabens pelo blog, tomei conhecimento dele há pouco tempo e já estou me tornando leitor assíduo.

  23. Acontece isso comigo o tempo todo. O pior é que na maioria das vezes não são críticas: são insultos infundados.

    Acho que pessoas assim são muito amargas, agressivas. Não tem com o que se ocupar ou onde canalizar tanto féu que acabam atirando para todos os lados. Elas precisam se tratar, pois a doença é delas, não nossa.

    Façamos nossa parte…sempre!

Leave a Reply