Categories
Scrum

Scrum Trainers Training

Boris GlogerHoje foi o dia de dar mais um passo importante na direção do Scrum. Assistí ao treinamento para treinadores do Boris Gloger entitulado “Teaching Scrum: Train the Trainer”.

Eu sei que já falei isso algumas vezes aqui e que todos estão carecas de saber, mas mesmo assim tenho que repetir: o Boris é sensacional! Se todos os outros encontros com ele já tinham sido excelentes, “sensacional” é a palavra mais adequada para descrever o encontro e os ensinamentos de hoje.

Esse treinamento que fizemos serve para habilitar os Scrum Masters a se tornarem Scrum Trainers, ou seja, treinadores capacitados a passar a mensagem do Scrum para outras pessoas. Na verdade não é um treinamento de apenas um dia que cria um trainer, o caminho é muito mais longo que isso. Segundo o Boris, quem pretende seguir como um trainer tem que escrever artigos, ser reconhecido na comunidade e depois escolher um mentor, para acompanhá-lo por vários treinamentos, até que esteja realmente apto a treinar (e quem julga se você está preparado ou não, é o mentor). Esse curso é apenas o começo da jornada.

Não pretendo me tornar um treinador oficial de Scrum no momento, mas com certeza esse treinamento constroi mais um degrau no meu conhecimento sobre Scrum, e vai me ajudar bastante a elaborar uma forma de transmitir a mensagem para minha equipe, já que nem todos tiveram a oportunidade de fazer o curso do Boris (infelizmente).

Scrum Trainers ClassFoi muito legal entender as “internas” do treinamento e conhecer os segredos do Boris. O treinamento de Scrum Master é totalmente planejado, desde o primeiro minuto em que as pessoas entram na sala, até os horários e os motivos estratégicos para os coffee-breaks, passando pelo planejamento de exercícios e de cada minuto do dia. Tudo tem um motivo, tudo mesmo. Ele nos ensina a usar várias técnicas de psicologia, didática e revela toda sua forma de pensar, seus segredos e suas técnicas para lidar com situações difíceis ou inesperadas.

É tudo tão incrível que o Danilo, por exemplo, está absolutamente convencido que o Boris tem poderes sobrenaturais. Já o Evandro acha que ele é uma espécie de Jedi. Enfim, o fato é que seus vários poderes incluem a leitura da mente, desintegração de matéria, indução de amnésia e por fim, ele é a única pessoa além de Chuck Norris que sabe fazer o Roundhouse Kick. Hahaha, é claro que isso é brincadeira, mas realmente é impressionante como a conjunção das técnicas do Boris faz tudo parecer mágica.

O fim do treinamento foi especial. Quando fizemos a retrospectiva do dia, o Antonio falou emocionado sobre todo o caminho que percorremos até chegar onde estamos. É incrível perceber como um grupo pequeno de pessoas pode mudar a cabeça de uma empresa grande e tradicional como a Globo. Tenho orgulho de fazer parte das cabeças dessa revolução, e fico triste pelo nosso amigo cangurú-calçado, que foi peça fundamental nessa mudança, não estar mais aqui conosco…

Scrum TrainersPara mim o dia de hoje foi muito mais do que um dia de treinamento. Foi uma viagem pela mente e uma mudança de estado de espírito. O Scrum é totalmente sobre pessoas e como lidar com elas. As práticas funcionam porque o processo todo foi pensado nas características humanas e intelectuais que todos nós temos. O Scrum nos ajuda dando ferramentas para nos ajudar a lidarmos com nossas fraquezas e permite que nossas características individuais e criatividade aflorem, fazendo com que a produtividade vá a mil por hora!

Para quem tiver interesse, coloquei fotos do treinamento no meu Flickr.

0 replies on “Scrum Trainers Training”

Tive a oportunidade de fazer o curso de Certified Scrum Master aqui em Recife e realmente o Boris é um grande instrutor, seu entusiasmo pelo Scrum é contagiante. Fiquei muito interessado nesse treinamento que vocês aí da Globo.com fizeram já que estou preparando um treinamento de Scrum para todos os funcionários da empresa onde trabalho. Se você tiver algum material desse curso que puder compartilhar eu ficaria muito agradecido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *