[QCon 2007] Eric Evans: Strategic Design

O Eric Evans, autor do livro Domain-Driven Design, fez mais uma excelente apresentação entitulada “Strategic Design“. Dessa vez a apresentação foi sobre como implementar técnicas de Domain-Driven Design em projetos de software.

Qcon 2007 - Eric EvansSegundo o Eric, por conta do tamanho das equipes de software é impossível ter somente programadores excelentes. Isso faz com que nem todas as partes do um sistema sejam bem desenhadas, isso é fato. No entanto você pode fazer com que algumas partes do sistema sejam bem desenhadas e é essecial que isso seja feito no domínio da aplicação, que é o local onde está a complexidade crítica da maioria dos sistemas.

Uma coisa importante que ele frisou é que não pode existir um domínio corporativo usado por todas as aplicações (tipo “one ring to rule them all”), porque é impossível criar um domínio que atenda a todos os softwares. Cada aplicação deve ter o seu próprio domínio que deverá ser cuidadosamente projetado, dento de um contexto, para resolver os problemas que a alicação se propõe.

Algumas estratégias para implementar um bom domínio são:

  • Desenhe um mapa do contexto e sempre siga-o. Isso vai te ajudar a saber quais conceitos devem ser mapeados no seu domínio ou não e te impedir de perder o foco do sistema.
  • Trabalhe com os líderes do negócio para definir o domínio do sistema. E continue sempre trabalhando em conjunto com eles enquanto o domínio se especializa e evolui.
  • Crie uma plataforma que suporte trabalhar e evoluir o domínio. E mantenha esta plataforma protegendo o domínio.
  • Trabalhe com a gerência para ter liberdade de criação no contexto do domínio.
  • Desenvolva e modele o domínio. O domínio sempre evoluirá e será destilado ao longo da vida do software.

E como em toda a apresentação do Eric têm que acontecer alguma coisa estranha, tivemos um falso alarme de incêncio bem no meio da apresentação! O pessoal tomou um baita susto porque começou a tocar o alarme muito alto e a piscar um monte de luzes e todos tiveram que sair do hotel. No fim das contas era um alarme falso. Nunca mais jogo fumaça naqueles detectores!!! (hahahaha, isso obviamente é sacanagem, eu jamais faria isso… – eu teria acendido um isqueiro no detector de fogo e todos ficariam molhados, que é bem mais legal!)

Download

Tags: , , , ,

No Responses to “[QCon 2007] Eric Evans: Strategic Design”

  1. Participasse do painel sobre o futuro do Java??? Se sim..comenta alguma coisa a respeito. No blog do Obie Fernandez ele fala a respeito. http://www.jroller.com/obie/entry/notes_from_future_of_java

  2. Não participei não… Eu fiquei meio decepcionado com a palestra de algumas pessoas que participaram desse painel e por isso decidi ir em outro (que foi meio mais ou menos por sinal).

  3. Caramba….só tinha “craque” nesse painel. Tenho interesse em ler pelo menos um livro de cada um que estava ali(tirando Chet Haase que nunca tinha ouvido falar)…Quem decepcionou como palestrante ??

Leave a Reply