Categories
Internet

Firefox é mais popular entre os desenvolvedores

Ultimamente um dos meus passatempos prediletos é ficar navegando no Google Analytics do meu blog e de outros sites que tenho e/ou administro (o Tiago também se amarra, eu não sou o único louco). Para quem não sabe o Google Analytics é uma ferramenta que gera estatísticas de acesso diversas de um site, como por exemplo: a quantidade de visitantes por período de tempo, sistemas operacionais e browsers mais utilizados, palavras mais buscadas e várias outras coisas mais, tudo disposto de forma organizada e com gráficos bem bonitinhos.

Analisando estas informações percebí que, enquanto em alguns sites de entretenimento da minha empresa aproximadamente 10% dos visitantes usam Firefox, no meu blog 70% dos visitantes usam ele!

Todos os meus amigos desenvolvedores (ou quase todos) usam o Firefox. Sem brincadeira, hoje em dia praticamente ninguem cogita a hipótese de usar Internet Explorer mais. O Toninho (gerente da minha área) até brinca que vai mandar embora quem não estiver usando o Firefox.

Em compensação, das 10-15 pessoas da minha família ou conhecidos próximos que perguntei, nenhuma delas sequer tinha ouvido falar do Firefox. Nem o meu irmão que tem 20 anos e é mais espertinho conhecia. A única que conhece é a minha esposa (que aliás é o meu orgulho porque é a única mulher que eu conheço pessoalmente que sabe usar Linux, Mac e Windows/Safari, Firefox, IE, Opera, Camino e mais algum que eu possa ter esquecido… – não que ela goste dessas coisas mas como sou eu que administro o departamento de TI da nossa casa, ela tem que usar o que eu decido que é bom).

Dá para perceber que as pessoas leigas acham que internet = Internet Explorer. Em compensação as pessoas com um pouquinho mais de conhecimento já entendem os problemas de segurança e bugs do IE e por isso usam o Firefox.

Isso tudo de certa forma explica o porque dos números do meu blog serem completamente diferentes de um site de entretenimento. O público alvo do meu site são desenvolvedores e o público alvo de um site de entretenimento é… qualquer pessoa!

Alguém aí pode passar suas estatísticas para compararmos?

0 replies on “Firefox é mais popular entre os desenvolvedores”

GC acho que o ponto principal do Firefox para desenvolvimento é que ele é totalmente expansível, existem milhões de extensions que ajudam muito na hora do desenvolvimento, minha lista básica é: Firebug + Yslow, Web Developer, Grease monkey, Selenium IDE, Tamper data.
Outra coisa que é vital é que o FF funciona em diversos sistemas operacionais e que a maioria das extensions tb é cross plataforma.

Seguem alguns números que comprovam seu post:
GloboRádio: 7% usam Firefox
GloboVideos: 6,87% (temos que melhorar este número)
Meu Blog: 60% usam Firefox, outros 7% usam Safari, deve ser o Guilherme: 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *