Categories
REST Webservices

POST vs. PUT: quem insere e quem altera?

Eu e o Phillip Calçado estamos trabalhando numa aplicação com uma interface de webservices REST.

Um dos pontos que estavamos discutindo hoje é sobre os métodos POST e PUT. Qual deles que representa um INSERT e qual representa um UPDATE? Se você procurar na internet vai perceber que vários sites dizem várias coisas diferentes. Foi quando resolvemos mergulhar no problema e entender qual é a forma correta de se fazer as coisas.

Superficialmente falando, webservices REST são CRUDs (acrônimo para Create, Read, Update e Delete). Por isso é muito natural tentar traçar um paralelo entre os métodos HTTP e as operações de banco de dados feitas por um CRUD

HTTP -> SQL

  • GET -> SELECT
  • DELETE -> DELETE
  • POST -> UPDATE
  • PUT -> INSERT

O nosso erro foi justamente esse de tentar traçar um paralelo com as ações de um CRUD. Se você pensar em SQL, realmente faz sentido que o POST seja um UPDATE e o PUT um INSERT. Porém quando se trata de webservices REST a coisa fica um pouco diferente porque HTTP é um pouco diferente de SQL.

O funcionamento do método PUT é “colocar” uma página numa determinada URL. Se a página já existir naquela URL ela é substituída. Se não houver página, ela é criada e passa a ser a que foi enviada no PUT. PUT é uma operação limitada que simplesmente coloca uma página numa localidade. Além disso, PUT é idempotente, ou seja, se você fizer 20 vezes um PUT numa URL o resultado tem que ser o mesmo que seria se você fizesse uma vez só: é o mesmo que acontece se você executar 20 UPDATES em um registro, é o mesmo que executar um update só.

Para exemplificar, considere que estamos criando um usuário num sistema qualquer. Neste sistema, a URL para obter (GET) um usuário de ID 1, por exemplo, seria:

http://gc.blog.br/usuarios/1

Então, se você desejasse criar um usuário utilizando PUT, a URL teria que ser:

http://gc.blog.br/usuarios/[id]

Porém quando você cria um objeto você normalmente não sabe qual é a chave primária/id deste objeto. Quem te dá esta informação é o sistema, não é você que escolhe. Neste caso, se você fizer um PUT numa URL de um usuário que já existe, você o AUTALIZARIA ao invés de criar um usuário novo.

Para criar um usuário o correto seria fazer um POST para a URL:

http://gc.blog.br/usuarios

Ao receber um POST esta URL cria um novo usuário e retorna o ID dele no response. O POST não é idempotente e se esta URL for chamada 20 vezes, 20 usuários serão criados e cada um deles terá um ID diferente: o mesmo que acontece quando você executa 20 INSERTS. Esta URL pode ser considerada como uma Factory de objetos Usuario.

Sendo assim a forma correta de se mapear os métodos HTTP para ações de um CRUD é:

  • GET -> SELECT
  • DELETE -> DELETE
  • POST -> INSERT
  • PUT -> UPDATE

Em alguns casos, porém, você sabe qual é a URL que será criada para o usuário. Por exemplo, os seus usuários poderiam ser representados da seguinte forma:

http://gc.blog.br/usuarios/guilherme

Ou seja, para criar um usuário com PUT você poderia chamar uma URL com o padrão:

http://gc.blog.br/usuarios/[login]

Porém esta operação é extremamente arriscada. Se já existir um usuário “guilherme” o sistema achará que você está tentando atualizar o Guilherme ao invés de criar um novo e o “guilherme” antigo irá se perder. Se for um POST o sistema pode retornar uma mensagem dizendo que não pôde criar o “guilherme” porque já existe um usuário com este login.

8 replies on “POST vs. PUT: quem insere e quem altera?”

Dá para pensar no caso de um cliente mandar PUT para criação mas o recurso identificado já existe como um problema de autorização. Se o cliente tem direito a acessar o recurso então, dependendo da aplicação, o servidor pode presumir que é um update. Se ele não tem direito pode receber um 403.

Como eu mencionei, isso depende da aplicação. Na maioria das vezes um POST para um recurso tipo factory ou collection, até porque o cliente não deve ficar inventado URI (hypermedia as the engine of application state e tudo o mais)

Se não me engano, essa é uma das discussões mais comuns na rest-discuss [1] e muitas vezes acalorada. Eu entendo PUT da maneira que você explicou.

No que diz respeito ao seu exemplo de criar usuários conhecidos, eu acho que seria melhor fazer um POST em http://gc.blog.br/usuarios passando o “login” no corpo do HTTP. Eu entendo que fazer um POST em http://gc.blog.br/usuarios/guilherme estaria criando algo novo no recurso “guilherme” e o retorno seria a URI desse novo algo (http://gc.blog.br/usuarios/guilherme/1, por exemplo).

[1] http://tech.groups.yahoo.com/group/rest-discuss/

Excelente post e excelente blog !!
Definitivamente vou adicionar no meu reader para acompanhar,
Até a próxima xará!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *